Os visitantes, de B. Kucinski, e a literatura como a desforra possível
Résumé
Em K.: relato de uma busca, B. Kucinski alcançou o reconhecimento nacional como ficcionista ao construir a procura empreendida por K. para encontrar a filha A., uma professora de Química da Universidade de São Paulo, assassinada pela ditadura militar. Em Os visitantes, o autor transforma em romance a recepção que aquela publicação produziu em alguns representantes da sociedade brasileira atual, passados mais de 30 anos do fim do período de exceção. Este artigo tem por objetivo explorar as reações de algumas personagens colocadas neste segundo livro a fim de refletir sobre os mecanismos sociais que, na literatura, alimentaram o silenciamento de uma reflexão mais qualitativa e quantitativa sobre o período no que se refere ao acerto de contas do país com sua história recente.
Références
ADORNO, T. Crítica cultural e sociedade. En: Prismas. Trad.: Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998. p. 7-26.
ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras 2013.
BORGES, J. L. Tlön, Uqbar, Orbis Tertius. Obras completas: Ficciones. Barcelona: Emecé, 1974.
BRASIL. Mortos e desaparecidos políticos / Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014. Disponível em <http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/index.php/outros-destaques/574-conheca-e-acesse-o-relatorio-final-da-cnv>. Acesso em 07 julho 2020.
LIMA, L. C. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudio de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
LUDMER, J. Aqui América Latina: uma especulação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MICHAEL, Joachim. Memória do desaparecimento: a ditadura no romance K. Relato. Teresa revista de Literatura Brasileira. Universidade de São Paulo – nº 17 (2016). São Paulo, 2016. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/123339>. Acesso em 05 julho 2020.
NOVARO, Marcos; PALERMO, Vicente. A Ditadura Militar Argentina 1976-1983: do golpe de Estado à restauração democrática. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
RAMA, Á. A cidade das letras. Trad. Emir Sader. São Paulo: Boitempo, 2015.
SELIGMANN-SILVA, M. Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 43, p. 13-34, 2014.
SEMPRÚN, Jorge. La escritura o la vida. Trad. Thomas Kauf. Barcelona: Tusquets Editores, 1995.
SÓFOCLES. Antígona. Trad. Mário da Gama Kury. – São Paulo: Zahar, 2013.
TELES, E.; SAFATLE, V. (Orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
VECCHI, R. O passado subtraído da desaparição forçada: Araguaia como palimpsesto. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 43, p. 133-149, 2014.
VIDAL, P. Literatura e reparação: um percurso. Lua Nova, São Paulo, n. 96, p. 55-70, 2015.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.