Literatura, cinema e metaficção
adaptação e autorreflexividade
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre a natureza da relação literatura – cinema em contexto metaficcional a partir da observação de alguns casos em que o filme dialoga com o referido fenômeno. Considerando que o processo de adaptação fílmica, uma das possibilidades de intercâmbio entre as duas linguagens, efetiva-se a partir da narratividade, cabe questionar de que formas essa dinâmica se realiza em meio à presença de aspectos metaficcionais no material literário. Se a metaficção se realiza a partir da ruptura e do desnudamento de artifícios narrativos, atingindo, portanto, as estratégias de fabulação, o cinema, em meio ao processo de adaptação apresenta formas diversas de reagir a essas provocações afim de compor seus próprios significados.
Referências
BAZIN, André. O que é o cinema? Trad.: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
CURRIE, Mark. Metafiction. London and New York: Longman, 1995.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic narrative: the metaficional paradox. London And New York: Routledge, 1991.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad.: André Cechinel. Florianópolis: UFSC, 2011.
KRAUSE, Gustavo Bernardo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2010.
NOBRE, Lucia Fatima Fernandes. Jogo de espelhos em Atonement: trajetórias e implicações da metaficcionalidade no romance e no filme. 2013. 321 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/ppgl/wp-content/uploads/2013/06/TESE_LUCIA-NOBRE-versão-final1.pdf>.
OLIVEIRA, Carlos André Cordeiro de. O (des)tecer de narrativas: A Metaficção No Romance E Filme The French Lieutenant's Woman. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Cap. 2. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/ppgl/wp-content/uploads/2015/04/DISSERTAÇÃO-CARLOS-ANDRÉ-CORDEIRO-DE-OLIVEI>.
STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Trad.: Marie-Anne Kremer, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
WAUGH, Patricia. Metafiction: The theory and practice of self-conscious fiction. London New York: Routledge, 2003.
SANTOS, R. C. Z. RAMOS, W. F. OLIVEIRA, B. B. M. G. Temática Livre. Revista Papéis, 2025. DOI: 10.55028/papeis.v28i56
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.