Verbete "professora": o que (não) diz o dicionário Aurélio

  • Karylleila Andrade Klinger Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Claudia Castiglioni Universidade Federal do Tocantins
  • Hilaíne de Lima Cunha Universidade Federal do Tocantins

Résumé

Este estudo tem como objetivo analisar aspectos semântico-discursivos do verbete “professora”, a partir das definições oferecidas por quatro edições do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Trata-se de uma reflexão sobre os sentidos que circulam no imaginário social a respeito da profissão-professora, tentando identificar se estes são, pelo menos parcialmente, contemplados por um dos dicionários mais conhecidos no Brasil. A pesquisa inscreve-se na perspectiva teórica da Análise de Discurso (AD) de origem francesa, articulada à Lexicografia Discursiva. Para o percurso analítico, nos baseamos nos trabalhos desenvolvidos por Eni Orlandi (2000; 2002a; 2002b) e por José Horta Nunes (2008; 1996), trabalhando fundamentalmente um conceito da AD: o silenciamento; e o dicionário conforme visto pela Lexicografia Discursiva: um discurso. Intentamos, com isto, demonstrar a importância de uma leitura crítica do dicionário, uma vez que os sentidos das palavras estão sempre sujeitos a deslocamentos, rupturas e falhas.

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Artigos - Linguística e Semiótica