Educação na fronteira: o caso Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (PY)

  • Jacira Helena do Valle Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Résumé

Considerando a discussão da educação em área de fronteira internacional, duas questões são de fundamental importância neste artigo: a primeira trata do preconceito, reconhecendo que sem um enfrentamento das representações enviesadas que se formaram em relação ao Brasil e os países latino-americanos dificilmente avançaremos rumo a uma visão integradora no continente sul americano. A segunda trata da descrição e da análise da realidade educativa na área fronteiriça, mais especificamente nas cidades de Ponta Porã – BR e Pedro Juan Caballero – PY, buscando uma educação, a um só tempo, integradora e cooperativa.

Références

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, M. Preconceito. In: ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, M.. Temas básicos da sociologia. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. São Paulo: Perspectiva, 1997.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, M. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

CANDAU, Vera M. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 13-35.

CHAUI, Marilena S. Transparência e preconceito. In: Lerner, J. (Org.). Sobre o preconceito. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1998, v. , p. 5-20.

FEDATTO, Nilce A. Freitas. Educação/cultura/fronteira: um estudo do processo educativo cultural na fronteira Brasil/Paraguai. São Paulo : PUC, 1995. (Tese Doutorado).

KREUTZ, Lúcio. Identidade étnica e processo escolar. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 107, 1999.

PACHECO, Ana Cláudia M.; PEREIRA, Jacira Helena V. A escolarização de migrantes na fronteira do Brasil com o Paraguai. Monografia de Iniciação Científica, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1999.

PEÑALONZO, Jacinto Ordóñez. La escuela, diferentes contextos culturales y culturas de frontera. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 23. p. 149-155. maio/jun./jul./ago. 2003. - Número Especial.

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Diversidade cultural nas escolas de fronteiras internacionais: o caso de Mato Grosso do Sul. Revista Múltiplas Leituras, v. 2, n. 1, p. 51-63, jan./jun. 2009.

Rubrique
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes