Sujeitos capitalistas: a discursivização da (des)sexualização na propaganda de cosméticos que envolve o público LGBTQI+
Résumé
Este artigo tem por objetivo analisar quais são as formações discursivas que estão imbricadas nos dizeres, verificar o interdiscurso e as memórias discursivas que fazem com que tais discursos sejam construídos. Para tanto, está pautado na teoria da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD) e busca, por meio desta, explanar o modo que determinados discursos são ditos e afetados por outros já ditos, por exemplo, em comentários de propagandas publicitárias que têm como protagonista sujeitos LGBTQI+, bem como compreender elementos como a Formação Ideológica (doravante FI) e as Formações Discursivas (doravante FDs). A teoria permite a reflexão sobre interdiscursos, memória e a noção de pré-construído, variáveis que fazem com que os sujeitos se confrontem em uma arena discursiva em que os enunciados não se atraem, mas se repelem no jogo discursivo. Metodologicamente, a pesquisa tem como instrumento metodológico da análise a AD de linha francesa e como corpus os comentários coletados no Facebook acerca da publicidade voltada também para o público LGBTQI+. Como resultados das análises, pudemos perceber que, principalmente, as memórias biológicas e religiosas afetavam os discursos presentes nos comentários, o que demonstrou um forte viés conservador nos discursos analisados.
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