Ler-se lendo “A Hora da Estrela”: Reflexividade e letramento crítico de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

  • Denise Silva Paes Landim Universidade de São Paulo - PG; Universidade Federal do Tocantins

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar as emergências de reflexividade e de letramento crítico em uma aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulando-as a possibilidades de ação social entre seus participantes.  Para tanto, ministrei a leitura compartilhada de um trecho de “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, no contexto de minha pesquisa de Mestrado (LANDIM, 2015) com o intuito de observar, por meio de uma análise qualitativa, como e se tais interações contribuem para maior ação social dos estudantes. Os resultados demonstraram que, apesar de correlacionarem diversos elementos do contexto de letramento escolar e do contexto social expandido, houve limitações para a intepretação do texto por parte dos alunos, possibilitando o entendimento de que os estudantes tendem a limitar-se à reflexividade responsiva. Precisam, portanto, de mais oportunidades de letramento crítico para o exercício genealógico e de posicionamento social e político de desconstrução de preconceitos e estigmas sociais, o que pode resultar em maior protagonismo e ação social diante de sua realidade.

 

Biographie de l'auteur

Denise Silva Paes Landim, Universidade de São Paulo - PG; Universidade Federal do Tocantins
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Professora Assistente do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

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Publiée
2018-12-19
Rubrique
Artigos - Linguística e Semiótica