Ensino de línguas no século XXI: visitando epistemologias

  • Francisco Leandro Oliveira Queiroz UFMS

Resumen

Este estudo é um pequeno recorte de pesquisa em desenvolvimento em nível de mestrado acerca de epistemologias decoloniais, concepções, ensino e aprendizagem de línguas em diálogo com documento oficial. Neste artigo, objetivamos refletir sobre epistemologias “relevantes” para o ensino de línguas no século XXI. Assim, abordaremos questões contemporâneas de linguagem e sociedade e discorreremos sobre conceitos como lócus de enunciação, diferença cultural (BHABHA, 1991, 1998), perspectiva dialógica de Freire (2005), rizoma (DELEUZE e GUATTARI, 1995), pensamento de fronteira, plurilinguajamento (MIGNOLO, 2003). A metodologia é de natureza bibliográfica, assim este estudo é teórico, de natureza qualitativa e interpretativa, pois considera a escolha da literatura dos pesquisadores, suas visões, vivências e expectativas sociais em meio às demandas da sociedade atual. A opção por pesquisar e abordar determinadas epistemologias, e não outras, deu-se por escolha e filiação teórica do pesquisador, por acreditar que essas epistemologias são cruciais para a promoção de uma sociedade de conhecimentos pluralizados, contextualizados, participativos e inclusivos A conclusão aponta para a necessidade de filiações e reflexões epistemológicas que promovam a ampliação das visões de mundo dos sujeitos e para perspectivas de ensino que valorizem o repertório dos aprendizes.

 

Biografía del autor/a

Francisco Leandro Oliveira Queiroz, UFMS
Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará, Licenciatura em Português pela Universidade de Coimbra , Mestrado em andamento em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2018-12-19
Cómo citar
Oliveira Queiroz, F. L. (2018). Ensino de línguas no século XXI: visitando epistemologias. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(43), 153-173. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/6650
Sección
Artigos - Linguística e Semiótica