Entre história e literatura, o Machado, onde fica?
Resumo
A literatura e a história são as diferentes faces de uma mesma estrutura e a relação entre elas se tornou um campo de estudo importante que vem promovendo resultados interessantes. O objetivo deste artigo é apresentar, analisar e refletir sobre as relações entre a história e a literatura do Brasil nos anos finais do século XIX e início do XX através da perspectiva literária e histórica descrita na narrativa literária “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis. O autor foi hodierno a um dos mais importantes momentos históricos brasileiro, a transição do regime monárquico para o regime republicano. O romance “Esaú e Jacó” foi ambientado no Rio de Janeiro, Capital e centro político-administrativo do Império e nele foi emitido uma interpretação da sociedade brasileira durante o período de transição entre os regimes. Machado viveu, observou e registrou o momento histórico e por meio de sua descrição literária do fato, analisamos possíveis correlações para compreender as nuances relativas a história pelo viés da literatura.
Referências
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Livraria e Editora Iracema LTDA, 1975.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.
BOMFIM, Manoel. O Brasil nação. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: A Escrita da história: novas perspectivas. BURKE, Peter (Org.) São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 7-37
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades. Ouro sobre azul, 2004. p. 169-191.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CEI, Vitor. A voluptuosidade do nada: niilismo e galhofa em Machado de Assis. 1ª ed. Pinheiros. São Paulo: Annablume Editora, 2016.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Trad. de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CHARTIER, Roger. Conferência proferida por, em 5 de novembro de 1999, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, que abriu o debate que se segue com João Adolfo Hansen. Topoi, Rio de Janeiro, nº 1, p. 197-216.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para que? Trad. Laura Taddei Bandini. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
DAMTON, Robert. História da leitura. In: A Escrita da história: novas perspectivas / BURKE, Peter (Org.) São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 199-236.
GABRIEL, Ruan de Sousa. A nova onda da internacionalização de Machado de Assis. Época, 11 set. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/a-nova-onda-da-internacionalizacao-de-machado-de-assis-23055651.
PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução política do Brasil: colônia e império. 21 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1999.
SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: A Escrita da história: novas perspectivas / BURKE, Peter (org.) São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 39-62.
SODRÉ, Nelson W. Panorama do Segundo Império. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graphia, 1998.
ALMADA, Magdalena Gomes; BENATTI, Andre Rezende; RAMOS, Wellington Furtado. OLIVEIRA, Bella Beatriz Martins Gomes. Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (3). Revista Papéis, 2024, DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v26i52
ALMADA, Magdalena Gomes; BENATTI, Andre Rezende; RAMOS, Wellington Furtado. OLIVEIRA, Bella Beatriz Martins Gomes. Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (2). Revista Papéis, 2024, DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v25i50.
ALMADA, Magdalena Gomes; BENATTI, Andre Rezende; RAMOS, Wellington Furtado. OLIVEIRA, Bella Beatriz Martins Gomes. Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (1). Revista Papéis, 2024, DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.