O estigma na literatura infantil: uma análise da obra "Uma joaninha diferente" à luz dos estudos de Goffmann
Resumo
Este texto objetiva analisar a história “Uma Joaninha Diferente”, no tocante a construção do estigma (GOFFMAN, 1988) e suas articulações com o currículo escolar. Para tanto, apresenta uma breve caracterização da produção acerca da Literatura Infantil brasileira e a evidência de textos alusivos ao respeito à diferença. O estudo bibliográfico problematiza as interações advindas da inserção social da Joaninha Diferente e analogicamente, apresenta situações cotidianas do contexto escolar como convite ao (re)conhecimento das lutas de poder no conteúdo subliminar subjacente ao currículo. Com a produção, legitima-se a importância da inquisição de novos olhares sobre a literatura na sistematização de propostas pedagógicas atentas ao desafio da inclusão de pessoas com deficiência, haja vista oportunizar o entrelaçamento entre importantes constructos teóricos e outros modos de entender a subjetividade implícita nas interações sociais mistas advindas do contato com diferentes estudantes.
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