A exposição como um capítulo perdido do romance: a primeira edição de Jusep Torres Campalans, de Max Aub

  • Reginaldo da Luz Pujol Filho PUCRS
  • Ricardo Barberena PUCRS
Palavras-chave: Max Aub; Jusep Torres Campalans; narração; artes visuais; exposição

Resumo

as ideias aqui trabalhadas integram o ensaio Charlie Brown não frequenta museus de arte, parte de minha tese de doutorado, na qual analiso, entre outros temas, a emergência da exposição de artes, do espaço expositivo e dos museus como lugar de leitura e narrativa, ou um gênero literário. No presente artigo analiso o caso do livro Jusep Torres Campalans, publicado pelo franco espanhol Max Aub em 1958. O ponto central é a relação estética e de sentido da narrativa contida no livro com os eventos (especialmente uma exposição de pinturas atribuída ao personagem-título) e a “lenda” que cercaram a obra. A análise procura entender o livro e os eventos como uma obra só, abrindo espaço para pensar a extrapolação do objeto livro, a proposta de Max Aub como um escritor artista e suas relações com movimentos muito contemporâneos das artes visuais.

Biografia do Autor

Ricardo Barberena, PUCRS

Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pesquisador CNPq (PQ), diretor do Instituto de Cultua da PUCRS. Foi o orientador do presente trabalho.

Referências

AUB, Max. Jusep Torres Campalans. Cidade do México: Fondo de Cultura, 1958.
_________. Jusep Torres Campalans. Madri: Alianza, 1975.
¬¬_________. Vida y obra de Luis Álavrez Petreña. Barcelona: Seix Barral, 1971.
_________. Diarios (1939-1972). Barcelona: Alba, 1998.
CAMNITZER, Luis. Conceptualism in latin american art: didactics of liberation. Austin: University of Texas Press, 2007.
FIRMEZA, Yuri et GEIJUTSUKA, Souzousareta (Org.). Souzousareta Geijutsuka. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2007.
JAREÑO, José María de Luelmo. “No lo suelen llamar Arte, pero lo es”. Estrategias y modos artísticos en Jusep Torres Campalans, de Max Aub. Literatura Mexicana, v. 26, n. 2, 2015, pp. 67-96
MELOT, Michel. Livro,. São Paulo: Atelier Editorial, 2012.
Publicado
2023-07-01
Como Citar
da Luz Pujol Filho, R., & Araújo Barberena, R. (2023). A exposição como um capítulo perdido do romance: a primeira edição de Jusep Torres Campalans, de Max Aub. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(48), 104-117. https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.10621
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes