No fio de uma lâmina:
diálogo entre a poética de Cabral e a filosofia de Bergson
Keywords:
memory, time, Brazilian poetry
Abstract
Published by João Cabral de Melo Neto in 1975, Museu de tudo presents a strong presence of memory and considerations about time. The twentieth century, precisely, is marked by the emergence of memory as a constant concern in artistic and literary production. This way, we investigate the poems from the perspective of Bergson's philosophical theories, in order to articulate literature and memory. Concepts of the French philosopher as attentive perception and uncertainty contribute to revisit, in the light of contemporaneity, the poet from Pernambuco in a period of an alleged subversion of its own principles.
References
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Organização e tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
COMBE, Dominique. A referência desdobrada: O sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Revista USP, n. 84, 2010, p. 113-128.
CORREIA, Éverton Barbosa. História, memória e subjetividade em João Cabral. Revista Signo (UNISC. Online), v. 35, 2010, p. 117-134.
LAPOUJADE, David. Potências do tempo. Tradução de Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.
MACIEL JÚNIOR, Auterives. A memória cósmica e a emoção criadora. In: BARRENECHEA, Miguel Angel (org.). As dobras da memória. Rio de Janeiro, 7letras, 2008.
MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
MERQUIOR, José Guilherme. Razão do poema. São Paulo: É Realizações, 2013.
PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.
SANTIAGO, Silviano. As incertezas do sim. In: SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 41-45.
SENNA, Marta de. João Cabral: Tempo e memória. Rio de Janeiro: Antares, 1980.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
COMBE, Dominique. A referência desdobrada: O sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Revista USP, n. 84, 2010, p. 113-128.
CORREIA, Éverton Barbosa. História, memória e subjetividade em João Cabral. Revista Signo (UNISC. Online), v. 35, 2010, p. 117-134.
LAPOUJADE, David. Potências do tempo. Tradução de Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.
MACIEL JÚNIOR, Auterives. A memória cósmica e a emoção criadora. In: BARRENECHEA, Miguel Angel (org.). As dobras da memória. Rio de Janeiro, 7letras, 2008.
MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
MERQUIOR, José Guilherme. Razão do poema. São Paulo: É Realizações, 2013.
PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.
SANTIAGO, Silviano. As incertezas do sim. In: SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 41-45.
SENNA, Marta de. João Cabral: Tempo e memória. Rio de Janeiro: Antares, 1980.
Published
2024-09-17
How to Cite
França Rocha Borba, A. (2024). No fio de uma lâmina:. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 27(54), 1-15. https://doi.org/10.55028/papeis.v27i54.10626
Section
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.