Memória e afeto na letra da canção “Pais e filhos”
Palavras-chave:
Discurso, Narratividade, Memória, Afetividade.Resumo
Neste artigo, a partir dos elementos linguístico-discursivos presentes na letra da música “Pais e filhos”, da banda de rock brasileira Legião Urbana, investigam-se as relações entre memória e afetividade responsáveis por constituir um simulacro do relacionamento entre os sujeitos invocados pelo título da canção.Referências
Bachelard, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Barros, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1988.
Davallon, Jean. “A imagem, uma arte de memória?”. In: Achard, Pierre et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.
Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
Le Goff, Jacques. História e memória. 4ª. ed. Campinas: EdUnicamp, 1996.
Downloads
Edição
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Como Citar
MARTINS, Geraldo Vicente. Memória e afeto na letra da canção “Pais e filhos”. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS , [S. l.], v. 19, n. 37, p. 60–69, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3051. Acesso em: 31 jan. 2026.