As faces do regionalismo em Hélio Serejo

  • Carolina Bergamo Gomes Amato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Susylene Dias Araújo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Hélio Serejo é conhecido por rememorar os aspectos sociológicos, políticos, econômicos e culturais da região da fronteira Brasil-Paraguai no final do século XIX e início do século XX, período do Ciclo da Erva-mate. Nota-se explicitamente a estética regionalista em sua obra, visto que as narrativas são pautadas em aspectos da região em destaque. O conceito amplo de regionalismo leva-nos à ideia de que características do espaço físico e da cultura de determinada região e povo permeiam uma obra com tal estética literária, no entanto é possível abrir uma discussão a respeito desse conceito original, e torna-se desafiador discutir o que vem a ser o regionalismo de forma mais abrangente. A análise histórica e social de determinada região e povo, permite-nos desvendar as consequências culturais da heterogeneidade social. O presente trabalho visa à analise da obra de Hélio Serejo, em uma perspectiva regionalista, e leva-nos a compreendê-la como universal. Para tal análise, são apresentados os aspectos do regionalismo serejeano, como aspecto geográfico, político, econômico, étnico e cultural. Os contos Caraí (2008) e Lobisomem (2008), de Hélio Serejo, serão o corpus do trabalho, e, servirão como base para fomentar o estudo, autores como Lúcia Miguel-Pereira (1973), além de Lígia Chiappini (1995) e Georg Lukács (1978), cujas obras possibilitam uma compreensão teórica e uma análise diferenciada para viabilizar a fundamentação e a percepção da universalidade na obra de Hélio Serejo.

Biografia do Autor

Carolina Bergamo Gomes Amato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Susylene Dias Araújo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

BHABHA, Homi k. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BRAUKS, Noraci Cristiane Michel; BARZOTTO, Leoné Astride. O crioulismo de Hélio Serejo: uma representação literária do regionalismo no Mato Grosso do Sul. IN: Revista REVELL. Ano 2, V.1, 2011.

CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5. ed. Belo Horizonte; São Paulo: Itatiaia: Ed. da Universidade de São Paulo, 1975. v. 2.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: Estratégias para sair da modernidade. Tradução: Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

CHIAPPINI, Lígia. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. IN: Pontos de Vista. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.8, 1995, p. 153-159.

LUKÁCS, Georg. Introdução à estética marxista. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1978.

MIGUEL-PEREIRA. Lúcia. História da literatura brasileira, prosa de ficção de 1870 a 1920. Rio de Janeiro: José Olympio/MEC, 1973.

SANTIAGO. Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 11-29.

________. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

SEREJO, Hélio. Contos Crioulos. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 1988.

________. Caraí. In: Obras Completas de Hélio Serejo. Vol. VI. Campo Grande: IHGMS, 2008.

________. Paisagem sertaneja. In: Obras Completas de Hélio Serejo. Vol. VI. Campo Grande: IHGMS, 2008.

________. Quatro Contos. In: Obras Completas de Hélio Serejo. Vol. I. Campo Grande: IHGMS, 2008.

________. Vida de Erval. In: Obras Completas de Hélio Serejo. Vol. IV. Campo Grande: IHGMS, 2008.

Publicado
2019-09-09
Como Citar
Amato, C. B. G., & Dias Araújo, S. (2019). As faces do regionalismo em Hélio Serejo. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 20(40), 45-58. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3217
Seção
Dossiê "VI Encontro de Estudos Literários (EEL)"