Inclusão digital e educação permanente de idosos na Universidade Aberta da Terceira Idade: uma discussão sobre a longevidade, o empoderamento e a tecnologia

  • Sheila Fabiana de Quadros Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO
  • Vanessa Elisabete Raue Rodrigues Universidade Estadual do Centro-Oeste Campus de Guarapuava-PR
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR
Palavras-chave: Idoso, Inclusão digital, Linguagem Tecnológica, Empoderamento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como a inclusão digital e a inserção nesta nova linguagem tecnológica pode contribuir no empoderamento do idoso. Deste modo, lançou-se mão de reflexões frente às propostas pedagógicas das Universidades Abertas da Terceira Idade (UATIs), considerando possibilidades de inserção digital. Para análise, propõe-se a investigação iniciando pelas ações de educação permanente, no retorno do idoso aos estudos e as possibilidades de reflexão sobre a sua vida, desenvolvendo novas potencialidades e ampliando suas habilidades, reestabelecendo, também, novos sentidos à vida. Neste sentido, foi procurado compreender o espaço do idoso na sociedade contemporânea, defendendo que as novas aprendizagens e a aquisição de suas diferentes linguagens podem contribuir para inserção do idoso na sociedade tecnológica, a qual está em constante movimento. A proposta metodológica partiu das atividades interdisciplinares desenvolvidas nas oficinas pedagógicas da UATI vinculada a Universidade do Centro Oeste (UNICENTRO) do Campus localizado no município de Irati no Estado do Paraná.  Foram analisados dez participantes da oficina de Redes Sociais, dentre eles três homens e sete mulheres. A oficina foi desenvolvida no ano de 2017, no período de três meses. Dentre as constatações, foi possível detectar os aspectos determinantes apontados por Silva (2010) para a inclusão digital dos idosos e as potencialidades educacionais instigadas neste processo. Deste modo, entende-se que, no percurso da aquisição da linguagem tecnológica, há o empoderamento do idoso diante das suas potencialidades desenvolvidas

Biografia do Autor

Sheila Fabiana de Quadros, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO
Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus Universitário de Irati-PR.
Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste Campus de Guarapuava-PR
Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO
Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR
Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

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Publicado
2018-11-21
Como Citar
de Quadros, S. F., Raue Rodrigues, V. E., & da Silva Oliveira, R. de C. (2018). Inclusão digital e educação permanente de idosos na Universidade Aberta da Terceira Idade: uma discussão sobre a longevidade, o empoderamento e a tecnologia. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(41), 111-128. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5739
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica