Projeto terapêutico singular no AVC

relato de experiência

  • Aline Gavilan Villalba Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Aline A lvares Lescano Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Luanna Dias Ramos Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Suellen Borba Coelho Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Nathalia Oliveira Rodrigues Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Tatiane Pereira de Moraes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Marquinhos Mamede Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Thainara Novais Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Márcia Cristina Rotta Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um quadro neurológico agudo, de origem vascular, podendo ser isquêmico ou hemorrágico, com rápido desenvolvimento de sinais clínicos devido a distúrbios locais ou globais da função cerebral. Os pacientes com sequelas do AVC precisam de uma reabilitação interdisciplinar para atingir a restauração funcional, e melhora da qualidade de vida. O Projeto Terapêutico Singular (PTS) realizado de uma forma interdisciplinar busca construir juntamente com o usuário e sua família um tratamento que contemple o paciente como um todo e não uma parte a ser tratada, e tem como principal objetivo traçar estratégias de intervenção para o usuário em situação de vulnerabilidade, considerando os recursos disponíveis pela equipe. Objetivo: Diante disso esse relato teve por objetivo correlacionar a atuação do acadêmico a partir atividades realizadas na graduação promovendo projetos multidisciplinares e sua aplicação prática, para a promoção e proteção à saúde. Descrição de caso/experiência: O projeto terapêutico singular aplicado por acadêmicos de fisioterapia e enfermagem, desenvolvido de maio a junho/2018, na cidade de Campo Grande MS, com acompanhamento domiciliar de um paciente com sequelas do AVC, sendo que as atividades planejadas pela equipe conforme as necessidades observadas no paciente e aplicações de algumas avaliações, de uma forma mais orientadora e conversada. Os temas foram variados como: jogos de memória, incentivo a higienização pessoal, educação alimentar, organização de medicamentos, entre outros. Discussão: Em todos os encontros realizados o paciente demonstrou-se muito colaborativo e prestativo, buscando sempre a melhora e êxito na realização das atividades propostas diariamente, aumentando a preocupação e cuidado para com sua saúde e bem-estar, além de despertar um bom relacionamento e comunicação entre acadêmico, ou seja, futuro profissional e paciente. O projeto proporcionou a experiência em vivenciar a realidade e dificuldades diárias do paciente que apresenta sequelas de uma patologia com um grande impacto na saúde, e a possibilidade de, durante a vida acadêmica, a atuarmos como equipe multidisciplinar na educação em saúde para prevenção ou agravos de doenças. Promove a responsabilidade no cuidar de pacientes diversos, levando em consideração suas relações pessoais, familiares, sociais, visando acima de tudo uma boa qualidade de vida, proporcionada quando há uma visão integral do indivíduo, construindo certa autonomia profissional, crescimento pessoal e o amadurecimento para o acadêmico.

 

Palavras-chave: Acidente vascular cerebral. Equipe de assistência ao paciente. Qualidade de vida.

 

Biografia do Autor

Aline Gavilan Villalba, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Fisioterapia - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Aline A lvares Lescano, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Fisioterapia - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Luanna Dias Ramos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Fisioterapia - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Suellen Borba Coelho, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Fisioterapia - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Nathalia Oliveira Rodrigues, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Fisioterapia - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Tatiane Pereira de Moraes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Fisioterapia - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Marquinhos Mamede, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Enfermagem - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Thainara Novais, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmico do Curso de Enfermagem - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Eliny Aparecida Vargas Machado Salazar, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Docente do Curso de Enfermagem - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil.

Márcia Cristina Rotta, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Docente do Curso de Fisioterapia - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil

Publicado
2020-05-27
Como Citar
GAVILAN VILLALBA, A.; LVARES LESCANO, A. A.; DIAS RAMOS, L.; BORBA COELHO, S.; OLIVEIRA RODRIGUES, N.; PEREIRA DE MORAES, T.; MAMEDE, M.; NOVAIS, T.; APARECIDA VARGAS MACHADO SALAZAR, E.; ROTTA, M. C. Projeto terapêutico singular no AVC. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 5, 27 maio 2020.