Inovações técnicas e científicas no atendimento pré-hospitalar em vítimas de colisão automobilística encarceradas

relato de experiência

  • Johnny Ribeiro Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Hamilton Marciano dos Santos Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Marcelo Sampaio Ocampos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Victor Heidy Shiroma Faculdade Estácio de Sá

Resumo

Introdução: Com alta incidência em países em desenvolvimento, o trauma é considerado um problema e desafio de saúde pública e tem como definição a doença da troca de energia entre ambiente e corpo. O atendimento pré-hospitalar - APH presta assistência a todas as pessoas em situação de emergência no local do agravo, garantindo atendimento adequado, ágil, proporcionando o acesso ao Sistema Único de Saúde. Durante as ocorrências de colisões automobilísticas somente os Corpos de Bombeiros Militar atuavam na área de maior risco. Incorporar a equipe de saúde ao atendimento integrado das vítimas de colisão automobilística é considerado a evolução técnica e científica com respaldo em práticas baseadas em evidências. Objetivo: Relatar as inovações técnicas e científicas de procedimentos sistematizados no salvamento veicular, referentes ao atendimento integrado de vítimas de colisões automobilísticas encarceradas através da demonstração técnica operacional. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o evento da71º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O cenário simulou um acidente automobilístico. Colisão frontal entre dois veículos de passeio (modelos Gol e Polo). O veículo Gol ficou sobre o veículo Polo. A vítima, sexo feminino, encontrava-se no interior do veículo Polo, não estava presa às ferragens, entretanto, não conseguia sair do veículo por si só devido a lesões. Enquanto a equipe do Corpo de Bombeiros Militar composta por seis integrantes: um comandante, dois técnicos de salvamento, e um auxiliar de logística garantiam a segurança da cena, dois auxiliares de saúde atendiam a vítima. Resultados: As ações realizadas durante a apresentação atingiram o objetivo principal era atuar de forma sistematizada e integrada para localizar, acessar, estabilizar, desencarcerar, extrair e transportara vítima para um centro de referência em trauma no tempo máximo de 20 min. Conclusão: Ao término da apresentação, conclui-se que a preocupação da equipe conforme o 5º Pilar da ONU durante a “década de ação para segurança viária” concentra–se na vítima, exigindo conhecimentos técnicos e científicos para atuarem de forma integrada, visando à criação de espaços para extricação total com restrição seletiva da coluna vertebral e controle de danos para extração em ângulo zero.

 

 

Palavras-chave: Acidentes de trânsito. Extricação. Serviços médico de emergência.

 

 

Biografia do Autor

Johnny Ribeiro Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro Mestrando do Programa de Pós-Graduação Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste – FAMED/UFMS

Hamilton Marciano dos Santos Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – INISA/UFMS

Marcelo Sampaio Ocampos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro Doutorando Programa de Pós-Graduação Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste – FAMED/UFMS

Victor Heidy Shiroma, Faculdade Estácio de Sá

Tecnólogo em Gestão Segurança Pública Faculdade Estácio de Sá, Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Especialista em Salvamento Terrestre e Salvamento Veicular

Publicado
2020-06-03
Como Citar
RIBEIRO LEITE, J.; DOS SANTOS JUNIOR, H. M.; SAMPAIO OCAMPOS, M.; HEIDY SHIROMA, V. Inovações técnicas e científicas no atendimento pré-hospitalar em vítimas de colisão automobilística encarceradas. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 30, 3 jun. 2020.