Aspectos éticos e legais no curso de cuidador

relato de experiência

  • Joelson Henrique Martins de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Michael Wilian da Costa Cabanha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alex Sander Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Tuany de Oliveira Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Francielly Anjolin Lescano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Fabiana Martins de Paula Hospital São Julião Campo Grande (MS)
  • Robéria Mandú da Silva Siqueira Hospital São Julião Campo Grande (MS)
  • Thaiana Loena Sandim Arantes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Eli Fernanda Brandão Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Edivania Anacleto Pinheiro Simões Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumo

Introdução: O Brasil atualmente passa por um momento de transição demográfica, com queda da natalidade e aumento do envelhecimento. Essa transição acontece em nível mundial, no entanto nos países desenvolvidos ocorre o enriquecimento antes do processo de envelhecimento, ao contrário do Brasil. A mudança do perfil demográfico e epidemiológico acarreta vários fatores, que devem ser trabalhando pelas autoridades, gestores de saúdes, profissionais de saúde e familiares, tais como: o aumento de doenças crônicas-degenerativas, melhora nas estratégias de saúde dos idosos, maior capacitação de profissionais de saúde, maior número de benefícios previdenciários e assistencial e aumento de políticas de saúde publicas para essa população. A figura de cuidador de idosos vem fazendo parte da realidade nacional, no entanto a sua formação torna-se duvidosa, devido a não conformidade para os cursos de formação e a não legalidade da profissão. Objetivo: avaliar diante dessa realidade, os aspectos éticos e legais no curso de cuidador de idosos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter exploratório, realizado através da vivencia de residentes em saúde de um curso de Residência Multiprofissional, Campo Grande-MS, no período de agosto 2019. Relato de Experiência: Através do módulo de Sistematização da Assistência em Enfermagem no Idoso, foi discutido em relação aos aspectos éticos e legais da atuação do enfermeiro em curso para cuidadores de idosos. Com aumento dessa população o numero de cuidadores vem também em ascendência. Apesar do Curso de Cuidador de Idosos ser nacionalmente conhecido não é reconhecido como uma profissão, em aguardo de sanção presidencial pelo projeto de lei da camara nº11/2016. O cuidado em saúde é uma prática do processo de Enfermagem, porém nos cursos de Cuidador de idosos foi estabelecida pela resolução nº  582 de 2018, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que veda a participação do Enfermeiro no ensino de práticas de Enfermagem que exija aplicação de conhecimentos técnico-científicos em atividades de formação de Cuidador de Idosos, entendendo que por não ser uma profissão reconhecida, e não tendo suas atribuições e limitações  definidas, pode se confundir o cuidador com o técnico em enfermagem ou enfermeiro. Conclusão: o atendimento ao idoso deve ser realizado por um profissional qualificado, ao qual tenha total domínio técnico e cientifico de suas atribuições e seja regido com legislação vigente, assim orientando a sua formação adequada. Não sendo viável atribuir funções já estabelecidas ao profissional de enfermagem para cuidadores de idoso, pessoas não qualificadas tecnicamente e legalmente. Sendo assim há necessidade de um profissional de enfermagem para realizar atendimento direto ao idoso, sendo que o mesmo é o único que possui habilidades para realizar tal papel.

 

Palavras-chave: Envelhecimento. Enfermagem. Cuidadores.

 

Biografia do Autor

Joelson Henrique Martins de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro (a) residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de Concentração: saúde do idoso. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Michael Wilian da Costa Cabanha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro (a) residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de Concentração: saúde do idoso. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Alex Sander Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro (a) residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de Concentração: saúde do idoso. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Tuany de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro (a) residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de Concentração: saúde do idoso. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Francielly Anjolin Lescano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro (a) residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de Concentração: saúde do idoso. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Fabiana Martins de Paula, Hospital São Julião Campo Grande (MS)

Enfermeira do Hospital São Julião

Robéria Mandú da Silva Siqueira, Hospital São Julião Campo Grande (MS)

Enfermeira do Hospital São Julião

Thaiana Loena Sandim Arantes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Nutricionista graduada pela Universidade Católica Dom Bosco

Eli Fernanda Brandão Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Assistente Social residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de Concentração: saúde do idoso. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Edivania Anacleto Pinheiro Simões, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Enfermeira, preceptora de enfermagem do Hospital São Julião, mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco

Publicado
2020-06-08
Como Citar
MARTINS DE OLIVEIRA, J. H.; DA COSTA CABANHA, M. W.; CARDOSO, A. S.; DE OLIVEIRA PEREIRA, T.; ANJOLIN LESCANO, F.; MARTINS DE PAULA, F.; MANDÚ DA SILVA SIQUEIRA, R.; SANDIM ARANTES, T. L.; BRANDÃO LOPES, E. F.; ANACLETO PINHEIRO SIMÕES, E. Aspectos éticos e legais no curso de cuidador. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 38, 8 jun. 2020.