Aplicação do functional movement screen para avaliar a mobilidade e estabilidade em praticantes de crossfit®

  • Kamilla Oliveira de Paula Corrêa Universidade Católica Dom Bosco
  • Jhenifer Carvalho Aguero Universidade Católica Dom Bosco
  • Karla de Toledo C. Muller Universidade Católica Dom Bosco
  • Luciana Venhofen Martinelli Tavares Universidade Católica Dom Bosco

Abstract

A capacidade de funcionamento humano na execução de movimentos agrega diversos fatores, dentre eles a flexibilidade que dependendo das atividades físicas diárias é necessário um grau maior de mobilidade e estabilidade. Observa-se que mobilidade e a estabilidade são princípios muito utilizados durante o treinamento de CrossFit®. Objetivo: Avaliar os padrões de movimento fundamentais do indivíduo e detectar possíveis alterações da mobilidade e estabilidade em praticantes de CrossFit®. População e Métodos: Estudo transversal, observacional em praticantes de CrossFit®. Participaram do estudo 20 praticantes, com a faixa etária de 20 e 40 anos de idade, de ambos os sexos, da Box CrossFit® em Campo Grande - MS. A avaliação foi composta por questionário fechado e o teste Functional Movement ScreenTM (FMS). Resultados: Foram identificadas algumas assimetrias nos testes de Passo por cima da barreira, Agachamento profundo, Mobilidade de ombro, Elevação de perna estendida e Estabilidade de rotação o que indica que a mobilidade e a estabilidade dos praticantes estão alteradas. Já a pontuação média total dos testes foi de 32,2. Conclusão: O estudo demonstrou que os participantes avaliados estão sujeitos a um baixo nível de lesões, sugerindo que os indivíduos podem ter o comprometimento da mobilidade e estabilidade na execução dos movimentos.

 

Functional movement screen. Mobilidade. Crossfit.

Published
2020-12-08
How to Cite
OLIVEIRA DE PAULA CORRÊA, K.; CARVALHO AGUERO, J.; TOLEDO C. MULLER, K. DE; VENHOFEN MARTINELLI TAVARES, L. Aplicação do functional movement screen para avaliar a mobilidade e estabilidade em praticantes de crossfit®. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 6, n. 2, p. 10-14, 8 Dec. 2020.
Section
Artigos Originais