Construção de um grupo de trabalho em educação permanente em hospital público da rede Ebserh

um relato de experiência

  • Raquel Luciana Angela Marques Tauro Domingos Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
  • Mayara Bontempo Ferraz Vaz Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

Resumo

Este relato de experiência trata-se da descrição do processo de construção de um grupo de trabalho de educação permanente em saúde, em serviço hospitalar do SUS vinculado à rede Ebserh, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. O grupo de trabalho é proveniente da preocupação em capacitar e aperfeiçoar todos os profissionais da equipe multiprofissional envolvidos com o cuidado assistencial no serviço para garantir atendimento de qualidade, com segurança e baseado em evidências científicas. Ao produzir este relato, objetiva-se informar a estratégia de implantação adotada, descrever as metodologias de ensino escolhidas, discutir os resultados de 18 meses de trabalho, e assim, fornecer subsídios para outros profissionais ou serviços de saúde que almejam construir estratégias de educação permanente para suas equipes, visando sempre o bem-estar da população atendida. Como resultado da formação deste grupo de trabalho, aproximadamente 97 profissionais de diversas categorias foram treinados, 5 protocolos clínicos multiprofissionais foram construídos e mais de 30 documentos formais para reestruturação dos processos de trabalho foram validados. A equipe multiprofissional da unidade demonstrou satisfação com a inovação.

 

Palavras-chave: Educação em saúde. Serviço hospitalar de emergência. Equipe de assistência ao paciente. Sistema Único de Saúde. Gestão da qualidade.

Referências

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2018a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. PNAB. Política Nacional de Atenção BásicaSérie Pactos Pela Saúde. Série E. Legislação em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 3.390, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013. 2013b. Disponível em: . Acesso em: 08 Mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Diretoria de Atenção á Saúde. Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar. 2018b.

CECIM, R.B.; FEUERWRKER, L.C.M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHISYS: Revista de Saúde Coletiva., v.114, n.1, p.41-65, 2004.

MARCHETI, A.; BELHOT, R. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção., v. 17, n. 1, 2010.

KANEKO, R.M.U; LOPES, M.H.B.M. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Revista da Escola de Enfermagem da USP., v. 53:e03453, 2019.

MELO, B. C. P; FALBO, A.R; BEZERRA, P.G.M; KATZ, L. Perspectivas sobre o uso das diretrizes de desenho instrucional para a simulação na saúde: revisão da literatura. Scientia Medica., v. 28, n. 1, p. 28852, 2018.
Publicado
2021-07-01
Como Citar
MARQUES TAURO DOMINGOS, R. L. A.; BONTEMPO FERRAZ VAZ, M. Construção de um grupo de trabalho em educação permanente em hospital público da rede Ebserh. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 7, n. 1, p. 72-76, 1 jul. 2021.
Seção
Relato de experiência, Atualização e ou Inovação Tecnológica