Construção de tecnologia textual para empoderamento da gestante durante o trabalho de parto e parto

  • Ana Carla Tamisari Pereira Hospital Universitário da Grande Dourados
  • Marcelo Gonçalves da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lourdes Missio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Introdução: A educação em saúde pode ser entendida como um campo de teoria e prática interdisciplinar, voltado para autonomia do indivíduo, dando subsídios para que o mesmo possa ser corresponsável perante suas condições de saúde. Objetivo: descrever o processo de Construção de tecnologia textual para empoderamento da gestante durante o trabalho de parto e parto. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e metodológica e teve como fundamentação teórica o referencial da Andrea Filatro. Resultados: O guia educativo foi construído tendo como referencial a teoria socioconstrutivista de Paulo freire. O processo de elaboração envolveu 04 etapas sendo: 1- busca das principais dúvidas das gestantes sobre o trabalho de parto e parto; 2- seleção do conteúdo teórico para compor o guia; 3- seleção e elaboração de imagens para ilustrar o material e 4- diagramação do material. Conclusão: Espera-se que este material seja utilizado pelas gestantes, atendidas na saúde pública e ou privada, e que auxilie nessa busca pelo conhecimento. Que esse conhecimento ajude na construção do seu empoderamento e, ao chegar à maternidade para dar à luz, tenha segurança, tranquilidade e, confiança para estarem abertas às novas práticas de assistência ao parto normal.

 

Palavras-chave: Educação em saúde. Empoderamento. Gravidez. Tecnologia. Parto

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Publicado
2021-12-24
Como Citar
TAMISARI PEREIRA, A. C.; GONÇALVES DA SILVA, M.; MISSIO, L. Construção de tecnologia textual para empoderamento da gestante durante o trabalho de parto e parto. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 7, n. 2, p. 20-26, 24 dez. 2021.
Seção
Artigos Originais