Análise da associação entre frequência cardíaca e indicadores de treinamento físico em jovens praticantes de futebol
Resumo
Introdução: Características socioculturais, meios de comunicação, ambiente familiar e social, além defatores internos, que são os definidos pelos indicadores de saúde, podem afetar diretamente o ciclo de vida de jovens esportistas. Nesse contexto, incluem-se frequência cardíaca (FC) de repouso e exposição a demandas físico-motoras advindas da prática sistemática de treinamento competitivo. Objetivo: Analisar a associação entre FC de repouso e indicadores de prática de treinamento físico em crianças e adolescentes praticantes de futebol. Casuística e Métodos: A casuística integrou 27 participantes com idades entre 10 a 17 anos (23 meninos e 4 meninas), procedentes Projeto Escola Pública de Futebol, pólo José Abraão, de Campo Grande, MS. Para avaliação da FC, foi utilizado um cardiofrequencímetro (Polar Electro, modelo V800). A coleta foi feita em ambiente fechado com luz e temperatura controladas e a FC foi aferida no período de 10 minutos com o participante em repouso em decúbito dorsal. A exposição foi registrada a partir de dados de histórico (HT) e carga horária semanal (CHSem)de treinamento. Para análise dos resultados, foi utilizada Correlação Linear de Pearson, sob nível de significância de 5%. Projeto foi aprovado pelo cômite de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFMS), O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/ UFMS), sob CAAE 79974317.4.0000.0021. Resultados: Foi observada correlação inversamente proporcional e moderada entre os valores de FC e CHSem (r= -0,583; p=0,001). Achados similares foram obtidos na associação entre HT e FC (r= -0,440; p=0,022). Não foram observadas correlações significativas entre HT e CHSem (p>0,050). Conclusão: Maiores níveis de exposição ao esforço físico se associam com menores medidas de FC de repouso em jovens atletas, o que pode indicar maior condicionamento físico em resposta à prática sistemática de treinamento físico esportivo. Apoio: UFMS, CAPES (Cód. 001), FUNDECT, CNPq.
Palavras-chave: Frequência cardíaca. Indicadores da saúde. Adolescente. Menino.
Copyright (c) 2021 Alex Yuiti Ogura , Tayla Campagna de Assis , Marianna Rabelo de Carvalho , Yann Zurutuza, Paula Felippe Martinez, Silvio Assis de Oliveira-Junior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.