Efeito da creatina sobre a remodelação do músculo estriado esquelético de ratos submetidos a treinamento físico resistido.
Resumo
Introdução: Há evidências que a creatina associada ao treinamento induz alterações funcionais e morfológicas no músculo esquelético. Entretanto, não estão bem definidos os efeitos da suplementação com creatina durante o treinamento resistido sobre o colágeno intersticial e a expressão de cadeias pesadas de miosina (MyHC) no músculo esquelético. Objetivo: Analisar a influência da suplementaçã com creatina sobre a expressão de MyHC e fração intersticial de colágeno em diferentes músculos esqueléticos de ratos submetidos a treinamento físico resistido. Material e Métodos: Ratos Wistar (n=24) foram distribuídos em quatro grupos: Controle (C), Creatina (Cr), Treinamento Resistido (TR) e Treinamento Resistido e Creatina (Tcr). Os grupos C e TR receberam dieta comercial padrão, enquanto Cr e Tcr receberam dieta com 2% de creatina. Os animais TR e Tcr realizaram protocolo de treinamento resistido em escada, 3x/semana, por 12 semanas. Posteriormente, foi realizada eutanásia dos animais e amostras de sóleo e gastrocnêmio foram usadas para análise histológica e expressão de MyHC por meio de eletroforese. Estatística: Two-Way ANOVA e Tukey. Significância de 5%. O protocolo experimental foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CEUA/UFMS), protocolo n° 873/2017. Resultados: No gastrocnêmio, a porcentagem de MyHC IIx foi maior no TR do que em C (C: 6,25±2,69; Cr: 8,89±2,94; TR: 11,47±3,73; Tcr: 12,30±6,58 %). No sóleo, a taxa de MyHC IIa não diferiu entre os grupos. A fração intersticial de colágeno de ambos os músculos avaliados mostrou-se maior em resposta ao treinamento físico resistido, per se. Conclusão: A prática de treinamento físico resistido resultou em remodelação intersticial em diferentes tipos de músculo esquelético e maior expressão de isoformas de MyHC Iix no músculo gastrocnêmio em ratos expostos ou não à suplementação com creatina. Apoio: UFMS, CAPES (Cód.001), CNPq.
Copyright (c) 2021 Marianna Rabelo De Carvalho, Ellen Fernandes Duarte, Maria Lua Marques De Mendonça, Luana Urbano Pagan, Felipe César Damatto, Marina Politi Okoshi, Paula Felippe Martinez, Silvio Assis de Oliveira-Junior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.