Efeito do treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP) versus ginástica abdominal hipopressiva (GAH) nos sintomas urinários de mulheres climatéricas: ensaio clínico randomizado

  • Marina Martins Barbosa Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Diego Vargas da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dayane Aparecida Moisés Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Adélia Lúcio Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
  • Rui Malta da Silva Filho Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
  • Ana Beatriz Gomes de Souza Pegorare Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

Resumo

O climatério é um período crítico na vida da mulher no qual média inicial= 2,84 e final = 7,27; o “R” de repetições lentas ocorrem mudanças hormonais que geram disfunções urogenitais. média inicial= 2 e final = 6,8; e o “F” de repetições rápidas a Objetivo: Comparar o impacto GAH versus o TMAP sobre os média inicial = 4,53 e final= 8,8. O score médio do questionário sintomas urinários de mulheres no climatério. Métodos: Ensaio ICIQ-SF inicial foi de 14,1 e final= 1,61(impacto leve). Na clínico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Número do avaliação do grupo G2, a força de contração “P” Power dos MAP média = 2,07 e final = 3,63; “E” resistência power a média  Parecer: 4.368.501. As mulheres envolvidas no estudo serão inicial = 2,30 e final = 2,75; o “E” resistência a média inicial= divididas aleatoriamente em dois grupos: G1: TMAP e G2: GAH 3,15 e final = 3,75; o “R” de repetições lentas média inicial= 2 e submetidas a um protocolo de exercícios por 26 sessões, 2X por final = 2,5; e o “F” de repetições rápidas a média foi de 7. O score semana. A avaliação é realizada pré e pós tratamento, que médio do questionário ICIQ-SF foi de 4,2 (impacto moderado). consiste em palpação vaginal (esquema PERFECT) para ver força Conclusão: Os resultados preliminares apontam melhora de contração da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e significativa nos dois grupos, com maior benefício do TMAP, questionário (ICIQ-SF). Resultados parciais: Até o momento principalmente na resistência, repetições lentas e repetições temos 16 participantes do G1 tratadas e 10 participantes do G2. rápidas, da MAP, em comparação com o GAH em mulheres no No G1 obtivemos na avaliação inicial da força de contração “P” climatério.

 

Palavras-chave: Assoalho Pélvico. Climatério. Modalidades de Tratamento. Incontinência Urinária. Sexualidade.

Publicado
2021-12-24
Como Citar
MARTINS BARBOSA MORAES, M.; VARGAS DA SILVA, D.; APARECIDA MOISÉS, D.; LÚCIO, A.; MALTA DA SILVA FILHO, R.; GOMES DE SOUZA PEGORARE, A. B. Efeito do treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP) versus ginástica abdominal hipopressiva (GAH) nos sintomas urinários de mulheres climatéricas: ensaio clínico randomizado. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES) ISSN - 2594-9888, v. 7, n. 2, p. 31, 24 dez. 2021.