Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo
Resumo
Trata-se de um artigo reflexivo sobre a necessidade de introduzir nos cursos de graduação em medicina a temática cuidados paliativos e estratégias a serem implantadas enquanto disciplina. Métodos: Estudo descritivo, tipo reflexivo, elaborado por meio de pesquisas da produção científica, através dos descritores “Cuidados paliativos”, “terminalidade”, “ensino” e “médico”. Resultados: Os achados permitem a reflexão sobre a necessidade de discutir e implantar na grade curricular a disciplina cuidados paliativos, com ensino teórico e campos de estágio práticos, a fim de preparar os futuros profissionais para o cuidar neste contexto. CONCLUSÃO: É imprescindível a adoção de estratégias para envolvimento da sociedade quanto ao tema ainda desconhecido, além da implementação do ensino longitudinal obrigatório de cuidados paliativos na grade curricular. DESCRITORES: Cuidados paliativos, terminalidade, ensino médico.
Referências
Caldas GHO, Moreira SNT. Palliative care: A proposal for undergraduate education in Medicine. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 21, 261-271, 2018
Castro AA, Taquette SR, Marques NI, Cuidados paliativos: inserção do ensino nas escolas médicas do Brasil, 45 (2), 2021
Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médica. Resolução CFM n° 1931, de 17 de setembro de 2009. Aprova o Código de Ética Médica. Diário Oficial da União, Seção I, p. 90-2. 24 set. 2009
Costa NS, Fonseca NM, Santos IA, Paulino GM, Carvalho JO, Vieira ADFP. Cuidados paliativos: conhecimento dos formandos de Medicina de uma instituição de ensino superior de Goiás, 45 (4), 2021.
Costa TNM, Caldato MCF, Furlaneto IP, Percepção de formandos de medicina sobre a terminalidade da vida. Revista Bioética, 27 (4), 661-673, 2019.
Malta R, Rodrigues B, Priolli DG. Paradigma na formação médica: atitudes e conhecimentos de acadêmicos sobre morte e cuidados paliativos. Revista Brasileira de Educação Medica, 42 (2), 34-44, 2018.
Pereira LM, Andrade SMO, Theobald MR. Cuidados paliativos: desafios para o ensino em saúde. Revista Bioética, 30 (1), pag 149-161, 2022.
Ramos, ESG, Garcia RR, Curso de atualização docente em cuidados paliativos: o uso de metodologias ativas. Research, Society and Development, 11 (7), 2022
Sobreiro IM, Brito PCC, Mendonça ARA. Terminalidade da vida: reflexão bioética sobre a formação médica. Revista Bioética, 29 (2), 2021.
World Health Organization. National câncer control programmes: polices and managerial guidelines [Internet]. 2 ed. Geneva: WHO; 2002 [acesso 18º jul 2022]. P xv-xvi. Tradução livre. Disponível: https://bit.ly/3CPBtFI » https://bit.ly/3CPBtFI
Copyright (c) 2022 Karla Kato

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.