Humap pocket library: um aplicativo de educação em saúde, leitura e acesso ao conhecimento

  • Pricila Lima dos Santos
  • Maria Istela Cagnin
  • Hudson Silva Borges Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS)
  • Awdren Fontão Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS)

Resumo

Objetivo: Descrever o projeto do aplicativo “Humap Pocket Library” – software de biblioteca digital desenvolvido para pacientes e público em geral do hospital Humap-UFMS/Ebserh. Metodologia: O projeto do aplicativo do software teve início em 2022, após a seleção da sua proposta, por meio de um edital de captação de propostas inovadoras e com impacto social do Núcleo de Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS). A primeira etapa do projeto envolveu reuniões semanais da equipe constituída pelos proponentes da proposta de software, professores supervisores, e acadêmicos do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software para definir o MVP (Produto Mínimo Viável) para a plataforma Android. Esse MVP compreendeu as funcionalidades: coleções de artigos científicos, vídeos de educação em saúde e livros de lazer de domínio público. Antes da entrega final da primeira versão do produto, foi realizado teste de usabilidade com participação de representantes do público-alvo, ou seja, pacientes de diferentes idades. Os resultados obtidos permitiram a identificação de diversas melhorias de usabilidade do aplicativo, sendo que algumas delas foram incorporadas na versão 1.2 do software. Esta versão foi implantada na infraestrutura tecnológica do HUMAP a partir do estabelecimento de um acordo de cooperação com a UFMS. Em 2023, a equipe responsável pelo projeto da segunda versão “Humap Pocket Library 2.0”, utilizou toda a documentação e código fonte produzidos pela equipe anterior, como artefatos da Lean Inception para entendimento do escopo e funcionalidades do produto, plano e relatório de teste de usabilidade e documento de encerramento do projeto da versão 1.2, para entender o estado atual e definir objetivos e funcionalidades para a versão 2.0 do produto. Foi realizada uma pré-entrevista com os proponentes para obter feedbacks e compreender melhor o software. A partir disso, identificaram requisitos para melhorar a gestão dos usuários, adicionar podcasts e tornar a interface mais intuitiva e agradável. Resultados: O time do ano de 2022 desenvolveu e implementou o software "Humap Pocket Library 1.2" no HUMAP, com as funcionalidades de acesso aos artigos científicos, vídeos de educação em saúde e livros de domínio público. A equipe do ano de 2023 realizou melhorias no menu card, exploração e descrição de conteúdo, perfil do usuário e cadastro de conteúdo. Além disso, eles também fizeram melhorias no Back-end, como alterações de senha, cadastro de podcast e geração automática de thumbnails de conteúdo. Ainda realizaram ajustes no Front-end para melhorar a interface de navegação. A equipe de 2023 disponibilizou o aplicativo para ser utilizado nos sistemas operacionais iOS e Android. Conclusão: O intuito do software desenvolvido é aprimorar a experiência dos pacientes e do público em geral, oferecendo acesso a informações, educação em saúde e entretenimento promovendo um ambiente hospitalar mais humanizado. Ressalta-se que o desenvolvimento do Humap Pocket Library oportunizou aos alunos de ambas equipes as vivências de experiências de um ambiente real de projeto de software, aprimorando suas habilidades técnicas e não-técnicas adquiridas ao longo do curso. A equipe de 2022 teve a experiência de testar o software com usuários reais e participar de sua implantação em ambiente de produção. Alguns desafios ficaram evidenciados para aperfeiçoamento, por exemplo a automatização dos conteúdos de domínio público que a princípio ficou manual; também os desafios de usabilidade ficaram evidenciadas nessa primeira versão devido os participantes do teste possuírem diferentes faixas etárias. A equipe de alunos de 2023 entregou o software "Humap Pocket Library 2.0" com um design mais elegante, leve e acessível, incorporando as melhorias mencionadas no resultado. A segunda equipe enfrentou desafios na continuação do aplicativo, que contribuíram para o seu aprendizado, incluindo o entendimento e evolução dos artefatos produzidos, refinamento do protótipo na ferramenta Figma, planejamento e administração do grupo. O design da interface da última versão do aplicativo recebeu uma taxa de aprovação de 88,6% pelos proponentes. Dessa forma, os alunos que participaram do desenvolvimento do aplicativo nos anos de 2022 e 2023 contribuíram para a inovação e impacto social ao criar essa biblioteca de aplicativos para pacientes, fornecendo um recurso valioso nas áreas de lazer, ciência, pesquisa, informação e educação em saúde dentro do hospital. Além disso, eles enfrentaram vários desafios que servirão de aprendizado para futuros projetos.

Biografia do Autor

Maria Istela Cagnin

Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS)

Publicado
2023-07-21
Como Citar
SANTOS, P. L. DOS; CAGNIN, M. I.; SILVA BORGES, H.; FONTÃO, A. Humap pocket library: um aplicativo de educação em saúde, leitura e acesso ao conhecimento. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 9, n. 1, p. 78-78, 21 jul. 2023.