Ação educativa na USF Noroeste Campo-Grande/MS
desenvolvimento de cartilha sobre prevenção à gravidez na adolescência
Resumo
Introdução: A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta e compreende a faixa etária entre os 10 a 19 anos de idade1. A gravidez na adolescência ainda tem alta incidência no Brasil, quando comparada com países desenvolvidos. A taxa de fecundidade em 2018 entre 15 e 19 anos por mil mulheres no mundo foi de 44 filhos, nas regiões mais desenvolvidas foi de 14 filhos, enquanto no Brasil foi de 62 filhos, com participação alta na fecundidade total2. Visando abordar a problemática sobre gravidez na adolescência, este trabalho justifica-se em fornecer orientações de forma segura, contribuindo para a prevenção à gravidez na adolescência. Objetivo: Tendo em vista a importância do tema, o presente estudo teve como objetivo elaborar uma cartilha educativa sobre “Prevenção à Gravidez na Adolescência”, voltado para os adolescentes e USF. Metodologia: A cartilha educativa foi confeccionada com a finalidade de transmitir informações leves e dinâmicas ao público alvo. A elaboração se deu por meio da pesquisa em sites oficiais e artigos da BVS; adequação do conteúdo a uma linguagem acessível e de fácil entendimento; edição no software Canva-Pró, 2023; impressão e distribuição da cartilha. O projeto submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMS, parecer: 6.130.174 de 20/junho/2023. Resultados e Discussão: A gravidez na adolescência ocupa um lugar de relevância na saúde pública, devido aos fatores envolvidos como evasão escolar, saúde e vulnerabilidade social. Entretanto, a desinformação sobre sexualidade responsável e planejamento familiar é um dos principais fatores de risco. Estudos demonstram que adolescentes de baixa escolaridade tem maiores chances de iniciar a vida sexual precocemente, e possuem menos conhecimento sobre os métodos contraceptivos. Uma pesquisa realizada identificou que adolescentes de rede privada tem mais conhecimento das variedades dos métodos do que os de ensino público3. Por isso, ações educativas realizadas nas escolas públicas, com a intenção de promover saúde, são muito importantes para a conscientização de escolhas, principalmente porque o adolescente ainda está em processo de formação de identidade, juntamente com as mudanças corporais e hormonais4. Tendo como base o objetivo proposto com o auxílio da revisão de literatura, foi construída uma cartilha educativa para os adolescentes, que também pode auxiliar os profissionais das USF, abordando os riscos de uma gestação na adolescência e diversos aspectos sobre métodos contraceptivos, como disponibilidade nas USF, eficácia e desmistificação de crenças populares relacionadas. Houve uma preocupação em construir uma cartilha dinâmica e com recursos visuais, a fim de prender a atenção e ter a absorção do conhecimento. Outrossim, a cartilha foi submetida ao EDITAL UFMS/AGECOM N° 4/2023 – SELEÇÃO PARA PUBLICAÇÃO PELA EDITORA UFMS. Conclusão: Os objetivos do material educativo foram alcançados parcialmente, visto que o projeto ainda está em andamento. Os profissionais da USF Noroeste receberam o material educativo de forma receptiva, afirmaram que utilizarão na abordagem das adolescentes e participaram ativamente das discussões propostas durante o curso de capacitação, porém o material ainda não foi disponibilizado na rede pública de ensino aos adolescentes e seus responsáveis.
Referências
World Health Organization. WHO recommendations on adolescent sexual and reproductive health and rights. Genebra: WHO, 2018.
United Nations Population Fund. UNFPA. Situação da População Mundial 2019. Um trabalho inacabado: a busca por direitos e escolhas para todos e todas, 2019.
Martins L.B., Costa-Paiva L., Osis M.J., Sousa M.H., Pinto Neto A.M., Tadini V. Conhecimento sobre métodos anticoncepcionais por estudantes adolescentes. Rev. Saúde Pública, 40 (1), 57-64,2013.
Moura J.R.A., Figueiredo I.G.A., Santos T.N.C., Souza E.C., Vieira T.F., Lima S.E.A. Conversas de adolescentes sobre drogas e sexualidade: um relato de experiência. Revinter, 8 (2), 117-30, 2015.
Copyright (c) 2023 Rafaella de Souza Ávila, Lanna Paulla Andrade Melo, Vanessa Maruyama Martins, Maria Fernanda Silva Bertelli, Victória Villamil, Inês Aparecida Tozetti, Alda Maria Teixeira Ferreira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.