Resumo: <br>Papel desempenhado pelo gene XBP=1 na UPR (Unfolded Protein Response). PECIBES, supl.1, 8, 2015.

  • Camila Aparecida Marques de Morais Curso de Nutrição, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Linxuan WU Buffalo State College
  • Gregory Wadsworth Buffalo State College
  • Douglas P Easton Buffalo State College

Resumo

A UPR (unfolded protein response) é uma reação em cascata, para ajudar a proteger as células contra o estresse causado pelas proteínas mal enoveladas no retículo endoplasmático (ER), sendo pois de caráter fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de organismos. Este estudo utilizou C. elegans como um organismo modelo para estudar o papel que a XBP- 1 e IRE-1 / XBP-1 desempenha na UPR. TOPO cloning foi usado para enxerto do XBP-1 (RNAi) em três cepas de C. elegans. DTT foi utilizado para induzir estresse no ER. Foi observado utilizando o método fluorescência a intensidade da resposta da UPR. Nesse estudo evidenciou que o gene XBP-1 desempenha um papel importante na UPR, bem como IRE-1 / XBP-1 não foi o único caminho que pode induzir a UPR. Houve alteração nas cepas de C. elegans que estavam com o XBP-1 silenciado. Modificações quanto à reprodutibilidade, comportamento, tamanho e tempo de vida foram significativas.

Publicado
2017-08-14
Como Citar
MORAIS, C. A. M. DE; WU, L.; WADSWORTH, G.; EASTON, D. P. Resumo: <br&gt;Papel desempenhado pelo gene XBP=1 na UPR (Unfolded Protein Response). PECIBES, supl.1, 8, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 14 ago. 2017.