Breve Comunicação Interdisciplinar: <br>Atendimento multiprofissional ao paciente pós-gastrectomia total: um relato de caso. PECIBES, 1-4, 2016.
Resumo
O câncer de estômago é a quarta neoplasia mais frequente no mundo. Sua causa é multivariada e o tratamento, a gastrectomia juntamente com quimioterapia ou quimioradioterapia, oferece a possibilidade de controle da doença e aumento da sobrevida. As necessidades dos pacientes no pré- e pós-operatório são diversas e complexas, sendo assim é fundamental uma assistência multiprofissional Este estudo de caso trata-se de um paciente pós-gastrectomia total assistido pela equipe multiprofissional da Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico em Março de 2015. O paciente era do sexo masculino, 45 anos, apresentava disfagia progressiva há 1 ano com náuseas, regurgitamento, pirose e desconforto retroesternal. No dia 06/01/2015 foi diagnosticado com adenocarcinoma mucossecretor e lesão ulcerada em cardia. Foi admitido na clínica cirúrgica de um hospital de ensino para a realização da gastrectomia total, sendo admitido pela equipe da Residência Multiprofissional no dia 15/03/2015. As condutas se basearam no estudo acerca da doença e a elaboração de um plano de cuidados. Tendo em vista a complexidade da assistência ao paciente gastrectomizado total e as múltiplas necessidades humanas apresentadas por ele, a atuação multiprofissional mostrou-se essencial para o cumprimento destas e a manutenção da dignidade do paciente.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.