Resumo: <br>Atividade antiedematogênica do óleo de Pequi Caryocar Brasiliense. PECIBES, supl.1, 15, 2015
Resumo
Caryocar brasiliense é conhecido popularmente como pequi, piqui, pequá, amêndoa de espinho, grão de cavalo ou amêndoa do Brasil sendo uma espécie nativa do Cerrado Brasileiro, utilizado popularmente como antifebril, diurético, contra gripes, edemas, reumatismo. A partir disto, diversas pesquisas científicas comprovaram atividades antifúngica, antimicrobiana, diminuição do estresse oxidativo. Estudos com ratos Wistar machos, foi comprovado o efeito cicatrizante de C. brasiliense. Em outro estudo, foi pesquisado a atividade anti-nociceptiva do óleo de Pequi (OPCC) na artrite induzida por zymosan em ratos. Além disso, foi observado também uma redução da migração de leucócitos para o liquido sinovial, diminuição da liberação de citocinas como o TNF e IL-1b, redução do edema articular e da hipernocicepção induzida pela carragenina. Assim, objetivamos neste estudo avaliar o potencial anti-edematogênico do óleo de pequi C. Brasiliense em ratos machos. O óleo essencial foi extraído dos frutos de pequi. O efeito anti-edematogênico foi analisado na dose de 300, 700 e 1000 mg/kg por via oral. O grupo controle recebeu solução salina 0,9% e o grupo controle positivo recebeu dexametasona (1 mg / Kg) por via subcutânea. Após 1 h do tratamento, o edema de pata foi induzido pela injeção intraplantar de carragenina (300 mg / pata) em salina estéril administrada na pata direita, e na pata contralateral usada como controle foram injetados 0,1 mLde salina estéril. Aespessura do edema foi medida utilizando um micrômetro após 2 e 4 da injeção de carragenina. O óleo de Pequi Caryocar Brasiliense (700 e 1000 mg / Kg) diminuiu significativamente o edema de pata, atingindo seu pico máximo de inibição em 2 h, reduzindo após 4 h da injeção intraplantar de carragenina em relação ao controle. Como esperado, a dexametasona causou redução significativa do edema nos ratos tratados. Dessa forma, o óleo de C. Brasiliense, apresentou resultados positivos na redução do edema de pata mostrando potencial importante como agente anti-inflamatório natural.
Publicado
2017-09-19
Como Citar
SANTOS, E.; ARAÚJO, P. DE S.; MORAES, C. L. M.; ARAÚJO, S. DE S.; RAESEL, G.; JUSTI, P. N.; SANJINEZ ARGANDONAC, E. J.; KASSUYAC, C. Resumo: <br>Atividade antiedematogênica do óleo de Pequi Caryocar Brasiliense. PECIBES, supl.1, 15, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 19 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.