Resumo: <br>Efeitos do Diflubenzuron no desenvolvimento ponderal, desempenho reprodutivo e desenvolvimento embriofetal de camundongos fêmeas prenhes. PECIBES, supl. 1, 18, 2015.
Resumo
Dentre os diferentes controladores de crescimento de insetos (IGR), a utilização do Diflubenzuron® (DFB) tem aumentado por ser utilizado no controle e/ou combate à larva do mosquito da dengue (Aedes aegypti). Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos Diflubenzuron® no desempenho ponderal, desempenho reprodutivo e no desenvolvimento embriofetal em camundongos Swiss fêmeas prenhes. Foram utilizados os ensaios de micronúcleo, fagocitose, análise visceral e esquelética dos fetos e avaliação dos parâmetros ponderais e reprodutivos. Os resultados indicaram que o DFBnão é capaz de causar alteração ponderal estatisticamente significativa. Mas interfere nos parâmetros reprodutivos e na taxa de fagocitose, o que indica toxicidade. Verificou-se ainda malformações significativas nos membros superiores e ossos do esterno. Assim, conclui-se que o DFB pode causar tanto alterações nos fetos, quanto nas fêmeas prenhez quando expostas ao agrotóxico.
Publicado
2017-09-19
Como Citar
LAMBERTI ESCOBAR, G. S.; VANI, J. M.; RÓS, B. DE T.; MONREAL, A. C. D.; ANTONIOLLI-SILVA, A. C. M. B.; CUNHA-LAURA, A. L.; OLIVEIRA, R. J. Resumo: <br>Efeitos do Diflubenzuron no desenvolvimento ponderal, desempenho reprodutivo e desenvolvimento embriofetal de camundongos fêmeas prenhes. PECIBES, supl. 1, 18, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 19 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.