Resumo: <br>A fração diclometano de Moquiniastrum polymorphum potencializa a atividade citotóxica de diferentes agentes antitumorais em linhagem de câncer de mama MCF-7. PECIBES, supl.1, 19, 2015
Resumo
Moquiniastrum polymorphum, popularmente conhecido como Cambará, apresenta diversos componentes com propriedades biológicas, tais como lactonas sesquiterpênicas (LS), driterpenos, triterpenos, flavonóides e cumarinas. Este trabalho avaliou a atividade citotóxica da fração diclorometano (DCM) de M. polymorphum em adenocarcinoma de mama humano (MCF-7), combinado ou não com diferentes agentes antitumorais. Foi utilizado o ensaio de viabilidade celular MTT e a partir destes dados utilizou-se o software CompuSyn para estimar os índices de combinação entre os antitumorais e o DCM. O DCM mostrou-se citotóxico nesta linhagem celular. Nos estudos de combinação de drogas, as associações do DCM com o irinotecano, paclitaxel, 5-fluorouracil e cisplatina apresentaram comportamento antagonista, o que sugere que o DCM pode apresentar mecanismo de ação semelhante a estes agentes. Entretanto, as combinações do DCM com a doxorrubicina e o tamoxifeno apresentaram aditivismo. O tamoxifeno atua em receptores de estrógeno induzindo morte celular, enquanto que a doxorrubicina é inibidor de topoisomerase II e também intercalante de DNA. A caracterização da fração DCM demonstrou grande quantidade de LS. Estudos de combinação de agentes antitumorais permitem o conhecimento dos perfis dos mesmos, bem como suas interações e seus mecanismos de ação.
Publicado
2017-09-19
Como Citar
ESCOBAR, G. S. L.; DAVID, N. DE; OLIVEIRA, R. J.; STRAPASSON, R. L. B.; KASSUYA, C. A. L.; STEFANELLO, M. ÉLIDA A.; MATOS, M. DE F. DE C.; ANTONIOLLI-SILVAC, A. C. M. B.; MATUO, R. Resumo: <br>A fração diclometano de Moquiniastrum polymorphum potencializa a atividade citotóxica de diferentes agentes antitumorais em linhagem de câncer de mama MCF-7. PECIBES, supl.1, 19, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 19 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.