Resumo: <br>Novo análogo triazólico retinoidal: avaliação dos efeitos teratogênicos em camundongos fêmeas prenhes. PECIBES, supl.1, 20, 2015.
Resumo
Abusca por fármacos eficazes no tratamento do câncer é importante porque os medicamentos disponíveis apresentam alta toxicidade e não podem ser utilizados por gestantes. Esse trabalho avaliou o desempenho reprodutivo e o desenvolvimento embriofetal em camundongos Swiss fêmeas tratados com um derivado do ácido retinóico (LASQUIM 10), planejado e sintetizado pela primeira vez pelo nosso grupo de pesquisa, que possui atividade anticâncer descrita. Foram usados 60 camundongos Swiss fêmeas e 30 machos divididos em seis grupos experimentais (n=10): Grupo Controle (GC) – os animais foram tratados com DMSO (5%) em solução aquosa na proporção de 0,1ml/10g de peso corpóreo (p.c.) por via oral (v.o.); Grupo Experimentais 1 (G1), 2 (G2), 3 (G3), 4 (G4) e 5 (G5) – os animais foram tratados com LASQUIM 10 nas doses de 0,066, 0,21, 0,66, 2,1 e 6,6µmol/kg (p.c., v.o.), respectivamente, no 10º dia gestacional. Os animais foram submetidos à eutanásia no 18º dia gestacional por deslocamento cervical. Os resultados foram analisados segunda a natureza da distribuição (ANOVA/Tukey; Kruskal-Wallis;) dos dados e as diferenças foram consideradas significativas quando p<0,05. O peso inicial, ganho de peso, peso final, pesos absolutos do baço, fígado, coração e do pulmão e os pesos relativos do baço, pulmão e fígado não apresentaram diferenças (p<0,05). O peso absoluto dos rins e os pesos relativos dos rins e coração aumentaram (p>0,05). Em relação ao desempenho reprodutivo, verificou-se que o LASQUIM 10 não causa nenhuma alteração visto que não há diferenças estatisticamente significativas em número de implantes, total de fetos, fetos vivos, fetos mortos, reabsorções, taxa de perdas pós-implantação, taxa de reabsorção, razão sexual e índice placentário. Em relação ao desenvolvimento embriofetal pode-se observar que não houve aumento do número de fetos malformados e nem da taxa de malformações externas. Assim considera-se que o LASQUIM 10 apesar de ser um derivado do ácido retinóico, composto comprovadamente teratogênico e capaz de alterar os parâmetros reprodutivos, não causou toxicidade materna, não alterou o desempenho reprodutivo e também não alterou o desenvolvimento embriofetal. Esses resultados pioneiros demonstram que a síntese por click-chemistry pode ser uma boa estratégia para a produção de análogos que mantenham as suas atividades biológicas ou as melhorem e ainda tenham seus efeitos adversos reduzidos (redução da toxicidade reprodutiva). Dessa forma, o LASQUIM 10 apresenta-se como um importante composto para a prospecção de medicamentos anticâncer e com boa relação custo-benefício para uso em gestantes
Publicado
2017-09-19
Como Citar
BRITO, I. L.; BERNO, C. R.; AJALLA, M. A.; CARVALHO, D. B.; MONREAL, A. C. D.; BARONI, A. C. M.; OLIVEIRA, R. J. Resumo: <br>Novo análogo triazólico retinoidal: avaliação dos efeitos teratogênicos em camundongos fêmeas prenhes. PECIBES, supl.1, 20, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 19 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.