Resumo: <br>Criptococcemia como apresentação clínica de criptococose extra-neural em hospital de ensino terciário no Mato Grosso do Sul. PECIBES, supl.1, 35, 2015
Resumo
Criptococose é uma micose sistêmica cosmopolita causada por leveduras capsuladas do complexo Cryptococcus neoformans, constituído das espécies C. neoformans e C. gattii. Essa doença ocorre principalmente em pacientes com aids e indivíduos portadores de comorbidades debilitantes do sistema imunológico. A infecção é adquirida principalmente pela inalação de esporos presentes em excrementos de aves dispersos no ar, causando infecção pulmonar primária. A partir daí dissemina-se para outros sítios via corrente sanguínea, com predileção pelo sistema nervoso central. Quando o fungo é isolado de amostras sanguíneas, o quadro clínico é descrito como criptococcemia. O objetivo deste estudo foi realizar identificação molecular dos agentes de criptococcemia diagnosticados em hospital de ensino terciário no Mato Grosso do Sul, no período entre 1998 e 2014. Técnicas fenotípicas (ágar níger e meio L-canavanina-glicina-azul de bromotimol) e genotípicas (PCR-RFLP-URA5) foram utilizadas para a identificação das leveduras. Os dados demográficos e laboratoriais foram obtidos do sistema informatizado do hospital. No período proposto, 24 casos de criptococcemia foram documentados, todos eles causados pela espécie C. neoformans. Os tipos moleculares encontrados foram: 22 (91,7%) VNI e dois (8,3%) VNII. A idade dos pacientes variou de 23 a 72 anos, com mediana de 41,5 anos. Treze (54,2%) pacientes eram do sexo masculino. De 21 pacientes que se obtiveram dados de sorologia, 19 (90,5%) eram portadores do vírus HIV. A distribuição dos tipos moleculares de Cryptococcus entre pacientes HIV positivos com predomínio de VNI é similar ao das regiões Sul e Sudeste e difere do Norte e Nordeste do Brasil. Esse estudo se faz relevante pela agregação de conhecimento científico e tecnológico entre alunos de iniciação científica e pós-graduandos e também pela ação multidisciplinar nos cuidados aos pacientes.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
PONTES, R. DE S.; SOUZA TSUJISAKI, R. A. DE; RODRIGUES, A. A. F.; NUNES, M. DE O.; LIMA, G. M. E.; PANIAGO, A. M. M.; CHANG, M. R. Resumo: <br>Criptococcemia como apresentação clínica de criptococose extra-neural em hospital de ensino terciário no Mato Grosso do Sul. PECIBES, supl.1, 35, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.