Resumo: <br>Prevalência dos fatores de risco de puérperas em alojamento conjunto que contribuem para o desmame precoce. PECIBES, supl.1, 37, 2015

  • Raysa Muriel Silva
  • Ana Paula de Assis Sales

Resumo

O presente estudo teve como objetivo estimar a prevalência dos fatores de risco ao desmame precoce apresentados por puérperas em um Hospital Universitário Federal de Campo Grande. Para tal, realizou- se um estudo transversal com 31 puérperas em Alojamento Conjunto internadas no setor da maternidade. Por meio de um instrumento semiestruturado, foi realizada entrevista com as puérperas, maiores de 18 anos, que concordaram em participar do estudo. O projeto foi aprovado pelo CEP/UFMS pelo CAEE 42323514.1.0000.0021, após conhecimento dos objetivos. As entrevistas foram realizadas nas enfermarias da maternidade, no período entre Abril e Junho de 2015. Dentre os principais resultados verificou-se que a média de idade foi de 27 anos, sendo que o máximo de idade foi de 39 anos e o mínimo de 20 anos. Quanto à escolaridade o predomínio foi de puérperas com ensino médio completo (29%). Das 31 puérperas entrevistadas apenas quatro receberam orientações no pré- natal quanto ao aleitamento materno e preparo das mamas, mostrando a deficiência de comunicação durante este período. Com relação às consultas no período gestacional, apenas uma puérpera não realizou, relatando ser por escolha própria. Das que realizaram a média de consultas foi de 9,03, sendo o máximo de consultas foi de 27 e o mínimo de 4 consultas. Apesar do número de consultas estarem acima do preconizado pela OMS, questiona-se a qualidade das mesmas. Todas as puérperas estavam amamentando, entretanto, 94% (29) apresentavam alguma dificuldade para amamentar. Observou-se a presença de diversos fatores de risco ao desmame precoce, dentre estes a prevalência foi de dificuldade na sucção pelo RN, pega incorreta, mamilos sensíveis/dolorosos e fissura mamilar. Questiona-se a prevenção destes fatores durante o pré-natal. O conhecimento dos principais fatores de risco para o desmame precoce apresentados pelas puérperas em Alojamento Conjunto proporcionará aos profissionais de saúde uma visão mais ampla sobre o aleitamento materno, de modo que adquiram maior capacidade de supervisionar e detectar intercorrências, intervindo em situações de risco.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
SILVA, R. M.; SALES, A. P. DE A. Resumo: <br&gt;Prevalência dos fatores de risco de puérperas em alojamento conjunto que contribuem para o desmame precoce. PECIBES, supl.1, 37, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.