Resumo: <br>Avaliação das alterações encontradas no exame laboratorial e Pressão arterial de idosos residentes em Instituição Filantrópica de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Dourados‐MS. PECIBES, supl.1, 39, 2015
Resumo
O envelhecimento do indivíduo idoso implica em modificações da: estrutura orgânica, metabolismo, equilíbrio bioquímico, imunidade, mecanismos funcionais, características intelectuais e emocionais. Com isso, a solicitação de exames laboratoriais constitui um parâmetro de extrema importância para o Nutricionista, pois eles permitem avaliar as condições nutricionais, acompanhar a fase subclínica e clínica do paciente. Perante isso, o estudo objetivou avaliar as alterações encontradas no exame laboratorial de idosos residentes em Instituição Filantrópica de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Realizou-se uma pesquisa retrospectiva, descritiva em 35 prontuários escolhidos de forma sistemática e aleatória dos idosos residentes em uma ILPI. Apesquisa ocorreu no primeiro semestre do ano de 2015 mediante à análise dos exames bioquímicos referentes às lipoproteínas (triglicerídeos, colesterol total, LDL-C e HDL-C) e glicemia, e avaliação dos valores da Pressão arterial. Para a avaliação das alterações dos valores referentes às lipoproteínas foram considerados resultados superiores ao intervalo referencial para adultos propostos pela V Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e no caso da glicemia e da Pressão arterial os valores utilizados como referência foram, respectivamente, VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão e Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2013-2014. Foram avaliados 35 idosos (28,57% mulheres; 71,43% homens). Os resultados indicaram que em relação a pressão arterial os idosos apresentaram valores acima do limítrofe >140/90 (45,7%).Os homens apresentaram maior prevalência de valor elevado (52%) em comparação as mulheres (30%). Em relação aos exames bioquímicos, observou-se que 8,6%, 5,7% e 8,6%, 25,7% dos idosos apresentavam valores plasmáticos elevados de colesterol, triglicerídeos, LDL-C, e glicose, respectivamente, e valores abaixo para HDL-C (14,3 %). As mulheres apresentaram maior prevalência de valor acima da normalidade para glicose (40%) em relação aos homens (20%). De acordo com estes resultados, conclui-se que os idosos residentes em instituições de longa permanência da cidade de Dourados apresentam alterações bioquímicas relevantes que implicam em risco nutricional, e demonstra a necessidade de intervenções, a partir de programas de educação nutricional continuada e de monitoramento do estado nutricional e de saúde para melhoria da qualidade de vida destes indivíduos estudados.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
ARAÚJO, S. DE S.; MORAES, C. L. M.; ARAÚJO, P. DE S.; ESTEVO, M. R. C.; ARAUJO, M. S.; BALTHAZAR, E. A.; SZUPSZYNSKI, K. P. D. R. Resumo: <br>Avaliação das alterações encontradas no exame laboratorial e Pressão arterial de idosos residentes em Instituição Filantrópica de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Dourados‐MS. PECIBES, supl.1, 39, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.