Resumo: <br>Implantação da sistematização da assistência de enfermagem na maternidade: um relato de experiência. PECIBES, supl.1, 41, 2015

  • Stephany Anastacia Serpa Alarcon
  • Thays Luana da Cruz
  • Cristiana de Souza Ferreira Rondon
  • Eunice Delgado Cameron

Resumo

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), enquanto um processo articulador e integrador da assistência, representa um importante instrumento técnico-científico capaz de assegurar a qualidade e a continuidade da assistência. Dessa forma, a implantação da SAE é de fundamental importância para que a enfermeira obstetra possa gerenciar e aperfeiçoar a assistência de forma organizada, segura, dinâmica e competente, de forma racional e universal, determinando sua área específica de atuação. O objetivo do presente estudo é avaliar a implantação da SAE na Maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), em Campo Grande - MS. Esse estudo trata-se de um relato de experiência e reflexão teórica, de Residentes de Enfermagem Obstétrica, baseado em estudo bibliográfico e em análise da vivência em campo de prática, acerca da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), em Campo Grande - MS. Os formulários desenvolvidos para registro e controle das atividades da equipe de enfermagem, em conjunto com as reuniões para educação continuada e capacitação de funcionários, vêm como estratégias para melhorar a realização da SAE, que ainda acontece de forma fragmentada no âmbito da maternidade Aimplantação da SAE constitui, efetivamente, em possibilidade de melhora na qualidade da Assistência de Enfermagem. Os registros formais proporcionam visibilidade e garantem a continuidade do cuidado de forma segura e integrada, além de fornecer dados para a pesquisa e responsabilidade profissional sobre suas ações. Logo, a implementação da SAE é um recurso importante para o desenvolvimento do processo de enfermagem, que, por sua vez, direciona o fazer da enfermagem de modo científico, possibilitando uma melhoria na qualidade da assistência prestada as pacientes.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
ALARCON, S. A. S.; CRUZ, T. L. DA; RONDON, C. DE S. F.; CAMERON, E. D. Resumo: <br&gt;Implantação da sistematização da assistência de enfermagem na maternidade: um relato de experiência. PECIBES, supl.1, 41, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.