Resumo: <br>Roda de conversa aurora materna: um relato de experiência sobre a importância da partilha dos saberes. PECIBES, supl.1, 42, 2015
Resumo
No ciclo gravídico-puerperal é comum o surgimento de dúvidas sobre as questões que envolvem o corpo da mulher, sua saúde e a do bebê. A proposta da roda de conversa vem como um meio para esclarecimento destas dúvidas, bem como forma de preparação para as mudanças consequentes do período gravídico-puerperal, propondo um estímulo à construção da autonomia dos sujeitos por meio da problematização, da troca de informações e da reflexão para a ação. O objetivo deste estudo consiste em oferecer, em espaço informal, um momento de partilha e troca de experiências entre o grupo, difundindo discussão sobre os temas abordados, criando um contexto de diálogo e promovendo reflexão. O presente estudo trata-se de um relato de experiência de Residentes de Enfermagem Obstétrica sobre a aplicação da roda de conversa, denominada Aurora Materna, no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), em Campo – Grande, MS. As análises sugerem que o espaço livre e informal da roda de conversa possibilita interação entre equipe, as gestantes, as puérperas e os acompanhantes. E permite que, a partir dos temas abordados, os participantes sintam-se confortáveis para tirar dúvidas, quebrar mitos e tabus a respeito do trabalho de parto, descobrir questões relacionadas à gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê, que fazem extrema a diferença no momento do parto e nos cuidados no puerpério e com o RN. Além disso, a roda de conversa também contribui para o fortalecimento das decisões, bem como diminui a ansiedade e medo. Assim, infere-se que a roda de conversa é uma experiência que atinge os objetivos propostos, aumentando a interatividade e vínculo das gestantes, puérperas e acompanhantes com os profissionais da equipe de enfermagem. O grupo proporciona um espaço de escuta e interação. Sendo assim possível esclarecer dúvidas, bem como, fornecer o empoderamento dos participantes da roda, lhe garantindo mais autonomia.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
ALARCON, S. A. S.; DA CRUZ, T. L.; RONDON, C. DE S. F.; MELLO, M. S. DE. Resumo: <br>Roda de conversa aurora materna: um relato de experiência sobre a importância da partilha dos saberes. PECIBES, supl.1, 42, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.