Resumo: <br>Indicadores de Qualidade da Terapia Nutricional em Unidade de Terapia Intensiva. PECIBES, supl.1, 45, 2015
Resumo
A terapia nutricional é uma ferramenta terapêutica dentro da gama de cuidados intensivos, por isso existe a preocupação em aumentar sua eficiência, o que pode ser conseguido a partir dos indicadores de qualidade. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a qualidade da terapia nutricional na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. Esse trabalho trata-se de um estudo transversal retrospectivo com pacientes com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, que fizeram uso de terapia nutricional no período 1/7/2012 a 31/7/2013. Foram aplicados dez indicadores selecionados a partir da lista desenvolvida pela força-tarefa de nutrição clínica do International Life Sciences Institute – Brasil, expressos em metas percentuais. A análise estatística foi realizada no programa SPSS, 22.0, com nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (parecer nº438.328, 28/10/2013). As análises demonstraram que 95 pacientes atendiam aos critérios de inclusão/exclusão. A maioria era do sexo masculino (58,95%), tinha 60 anos ou mais (60%), o diagnóstico mais recorrente foi a pneumonia (30,52%), o tempo de internação foi de 16,56 + 16,00 dias, 93,68% evoluíram a óbito e 94,73% fizeram uso de terapia nutricional enteral. O tempo de internação de pacientes que apresentaram diarreia foi significativamente maior (p=0,005). Houve correlação entre tempo de diarreia e tempo de internação (p=0,001; r=0,364). Os indicadores avaliaram a realização de triagem e avaliação nutricional, ocorrência de jejum > 24 horas, diarreia, alterações glicêmicas e infecção de cateter venoso central, além de problemas relacionados à sonda e indicação da terapia nutricional. Apenas três indicadores atenderam plenamente à meta. Assim, infere-se que a aplicação dos indicadores permitiu identificar as conformidades e pontos que ainda precisam ser corrigidos. Uma aplicação rotineira desses indicadores e a implantação de protocolos pode contribuir para a melhoria da qualidade da terapia nutricional.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
ROSA, T. C. A.; RASLAN, M.; SOUZA, A. S. DE; GIELOW, K. DE C. F. Resumo: <br>Indicadores de Qualidade da Terapia Nutricional em Unidade de Terapia Intensiva. PECIBES, supl.1, 45, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.