Resumo: <br> Classificação de Risco na Maternidade do Hospital Universitário: Relato de Experiência. PECIBES, supl.1, 47, 2015
Resumo
O Acolhimento com a Classificação de Risco (ACCR) é a maneira da qual há possibilidades de garantir um acesso de saúde de forma que se atenda as prioridades de acordo com a necessidade de cada indivíduo no momento de seu atendimento, para casos de maiores riscos de vida e de maior vulnerabilidade. O Ministério da Saúde divulgou o Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia que visa estabelecer as prioridades e organização dos serviços de urgências obstétricas nas maternidades no ciclo gravídico-puerperal, buscando o acesso de qualidade. As gestantes e parturientes que adentram ao serviço são acolhidas e classificadas pelo profissional enfermeiro. O profissional realizará questionamentos e avaliação clínica rápida e classificará a usuária em vermelho - atendimento médico imediato; laranja - atendimento em até 15 minutos; amarelo - em até 30 minutos; verde - atendimento em até 120 minutos; e azul - atendimento não prioritário, podendo ser encaminhada para outro serviço. Este trabalho tem por objetivo descrever a realização dos atendimentos do ACCR da maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP). A classificação de risco realizada da maternidade do HUMAPestá baseada no protocolo do ministério da saúde. Apaciente é acolhida no ambiente hospitalar, após geração da ficha. Amesma é encaminhada à sala de Classificação de Risco para o profissional enfermeiro. De acordo com suas queixas e rápida avaliação, a paciente é classificada em azul, verde, amarelo, laranja ou vermelho e encaminhada para atendimento médico. A ficha de avaliação contém dados, como: identificação da paciente, dados pré-natais (números de consultas, realização dos primeiros exames do início do pré-natal e da 28º semana, em especial anti-HIV e VDRL), histórico obstétrico, histórico clínico, queixas atuais, escala de nível de dor, uso de medicações, histórico de alergias e profissional avaliador. O atendimento do ACCR no HUMAP permite aos residentes à experiência da atenção voltada as usuárias com a maior qualidade em vista das suas prioridades. O instrumento utilizado no hospital, com base no Manual do Ministério da Saúde, possibilita um atendimento ágil, prático e com bons resultados para profissionais e pacientes, ampliando o olhar da humanização no ciclo gravídico-puerperal. A atuação da enfermeira obstetra na classificação de risco é uma prática pouco conhecida, porém de alta funcionalidade. É estabelecida e recomendada pelo Ministério da Saúde e atualmente realizada na maternidade do HUMAP. Com base nos atendimentos feitos, acreditamos que ACCR beneficia profissionais e em especial usuárias, por terem sido atendidas de acordo com as necessidades de saúde.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
ÁVILA, T. M. DE; ALARCON, S. A. S.; RONDON, C. DE S. F.; CAMERON, E. D. Resumo: <br> Classificação de Risco na Maternidade do Hospital Universitário: Relato de Experiência. PECIBES, supl.1, 47, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.