Consulta Multiprofissional: Cuidado e Interdisciplinaridade em Saúde

  • Jéssica Nascimento Pinho UFMS
  • Larissa Lisboa Monti UFMS
  • Stefani Carvalho dos Santos UFMS
  • Edivania Anacleto Pinheiro Hospital São Julião

Resumo

A contar de 1980, o número de adultos que vivem com Diabetes Mellitus quase quadruplicou para 422 milhões de adultos (WHO, 2016). O objetivo desse trabalho é descrever um relato, baseado na Consulta Multiprofissional à indivíduos com Diabetes Mellitus no ambulatório de um Hospital de Retaguarda de Campo Grande - MS. Trata - se de um resumo das residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados - área de concentração: atenção à saúde do idoso. A Consulta Multiprofissional é realizada na modalidade de pré e pós consulta ao ambulatório de endocrinologia, envolvendo a vertente assistencial e educative, compreendendo o atendimento de três profissões (Enfermagem, Nutrição e Farmácia). Esse atendimento é potencial devido a participação dos pacientes e familiares; como processo de integração da equipe multiprofissional – fomentando a interdisciplinaridade; como estratégia de saúde em benefício do paciente e conduzindo-o à pratica do autocuidado.

Referências

WHO (WORLD HEALTH ORGANIZATION). Global Report on Diabetes. Geneva: WHO, 2016. Disponível em: < http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204871/1/9789241565257_eng.pdf>. Acesso em: 08 de Outubro de 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_doenca_cronica_diabetes_mellitus.pdf>. Acesso em: 08 de Outubro de 2017.

Publicado
2018-09-10
Como Citar
PINHO, J. N.; MONTI, L. L.; SANTOS, S. C. DOS; PINHEIRO, E. A. Consulta Multiprofissional: Cuidado e Interdisciplinaridade em Saúde. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 1, 10 set. 2018.