Roda de contatos em um hospital de referência em Hanseníase

  • Stefani Carvalho dos Santos UFMS
  • Larissa Lisboa Monti UFMS
  • Jéssica do Nascimento Pinho UFMS
  • Edivania Anacleto Pinheiro Hospital São Julião

Resumo

A hanseníase é uma doença crônica cuja transmissão se faz, de forma direta, através das vias respiratórias, por um contato íntimo e prolongado com o portador sem tratamento, causada pelo Mycobacterium leprae, parasita intracelular com afinidade pelas células cutâneas e os nervos periféricos. Apesar do grande potencial infectante, somente 10% dos indivíduos que vivem em situações de alta prevalência adoecem. Por esta razão para cada caso novo diagnosticado é fundamental que os contatos sejam examinados para a busca de outros casos de hanseníase. Só assim será possível interromper a cadeia de transmissão. Dentre os desafios para a eliminação da doença, como problema de saúde pública no país, está o fortalecimento da cobertura de exame de contatos. Esta é a principal ação para a quebra da cadeia de transmissão da doença. No Brasil, o indicador de exame de contatos é considerado regular, mas varia muito entre os estados. Por isso, essa cobertura precisa ser fortemente ampliada. Este resumo tem como objetivo elucidar a relevância da roda de contatos para familiares de indivíduos diagnosticados com Hanseníase na prevenção de transmissão. Trata-se de um resumo elaborado pelas Enfermeiras do Programa de Residência Multiprofissional em um hospital de retaguarda de Campo Grande-MS. A vigilância de contatos é um conjunto de medidas que objetivam a intervenção na cadeia de transmissão, no espaço mais provável de sua ocorrência. O contato intradomiciliar de hanseníase é caracterizado por toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, nos últimos cinco anos, com a pessoa que tem hanseníase. Em um hospital referência para tratamento em hanseníase, existe uma vez ao mês, a roda de conversa de contatos, onde a equipe multiprofissional convida e encoraja a participação dos familiares daquele paciente que foi diagnosticado com a doença recentemente. Com a finalidade de quebrar estigmas ou pré-conceitos da doença, empoderar a família sobre o tratamento, formas de transmissão e convívio familiar, frente o contexto histórico que a hanseníase tras consigo. E aproveitando o momento para realizar o exame físico dirigido individual e os devidos seguimentos para prevenção da doença. Portanto o profissional de saúde deve encorajar o paciente a chamar à unidade os contatos que ainda não foram examinados ou realizar a busca ativa no domicílio, para que eles sejam adequadamente orientados quanto ao tratamento para cura, à prevenção de incapacidades e, especialmente, ao exame de contatos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública: manual técnico-operacional [recurso eletrônico]– Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

LASTÓRIA, J.C.; ABREU, M.A.M.M. Hanseníase: diagnóstico e tratamento. Diagn Tratamento. v.17.n.4.p:173-9, 2012.

Publicado
2018-09-10
Como Citar
CARVALHO DOS SANTOS, S.; LISBOA MONTI, L.; DO NASCIMENTO PINHO, J.; ANACLETO PINHEIRO, E. Roda de contatos em um hospital de referência em Hanseníase. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 1, 10 set. 2018.