Atividade anti-estafilocócica das cascas de Qualea multiflora Mart. (Vochysiaceae)

  • Bruna Kuhn de Freitas Silva Unigran Capital
  • Gregory Joel Segovia Ortiz Unigran Capital
  • ANA LUCIA ALVES DE ARRUDA UNIGRAN CAPITAL
  • ANA CARLA GOMES ROSA UNIGRAN CAPITAL

Resumo

INTRODUÇÃO: O microrganismo Staphylococcus aureus é uma bactéria Gram Positiva causadora de infecções de pele, endocardites, penumonia, osteomielite, artrite séptica, sepse, dentre outros, podendo levar o indivíduo a morte. O desenvolvimento de resistência por parte deste microrganismo vem se intensificando a cada dia. Daí a necessidade de se buscar novos fármacos no reino vegetal com propriedades antibacterianas. OBJETIVO: Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar o potencial antibacteriano do extrato metanólico da casca de Qualea multiflora Mart. através do Ensaio de Difusão em Agar frente à bactéria Staphylococcus aureus (ATCC 13709). MÉTODOS: Discos de papel de filtro autoclavados foram impregnados com 20mL de extrato metanólico (100mg/mL) da casca de Qualea multiflora Mart. Os controles positivos usados foram tetraciclina e penicilina. Metanol foi usado como controle negativo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O extrato metanólico da casca foi capaz de inibir o crescimento de Staphyloccoccus aureus (ATCC 13709) com valor de halo de inibição de 12 mm quando comparado com o da penicilina (halo de inibição: 20 mm). CONCLUSÃO: Os resultados preliminares deste trabalho indicam que Qualea multiflora Mart. é uma planta brasileira com grande potencial antimicrobiano. Este fato reforça a importância dos Produtos Naturais como fonte novos fármacos.

 

PALAVRAS - CHAVE: Atividade Antibacteriana; Qualea multiflora; Staphylococcus aureus.

Biografia do Autor

Bruna Kuhn de Freitas Silva, Unigran Capital

Biomédica graduada pelo Centro Universitário Metodista IPA com habilitação em Patologia Clínica (Análises Clínicas) e Análises Bromatológicas (CRBm-1 nº 15573). Pós-graduada pelo curso de Especialização em Toxicologia Forense pela Universidade Feevale. Experiência como auxiliar de laboratório dando apoio necessário para as filiais, atendimento e encaminhamento de pacientes, envio e manipulação de material biológico para outras cidades do Estado e do país. Auxiliar no fornecimento e subsídios técnicos para defesa do Estado em relação a processos movidos contra o mesmo principalmente os relacionados ao fornecimento de medicação. Auxílio na preparação e execução de exames laboratoriais, fracionamento de material biológico para envio aos laboratórios de apoio (Álvaro, Hermes Pardini, Simbios, entre outros). Controle de Qualidade em âmbito laboratorial, supervisão e elaboração de protocolos de procedimentos operacionais padrão (POP´s) para todas as áreas do laboratório, check list, fluxogramas e demais ferramentas para controle de qualidade interno e externo . Centrifugação de material biológico, preenchimento de laudos atuando também no controle de qualidade em laboratório de análises clínicas. Experiência na área de análises bromatológicas, auxiliando nas análises do Estudo da influência de diferentes métodos de conservação no processo de concentração de antocianinas do mirtilo Subprojeto: Extração de antocianinas do bagaço de mirtilo (tese de doutorado). Controle de Qualidade em Alimentos. Avaliação de distúrbios do sono, respiratórios, neurológicos e cardíacos. Trabalhou nos setores de Imunologia e Hematologia do Laboratório Geyer atuando como responsável dos setores, controle de qualidade, auditação interna de todos os setores laboratoriais, elaboração de POP´s, atendimento aos fornecedores, supervisão de estagiários e coletadoras. Possui experiência em coleta de materiais biológicos. Exerceu a função de responsável técnica no laboratório Senhor dos Passos -unidade BIG/Alvorada, realizando coletas e análises dos setores de microbiologia, parasitologia e Urianálise. Foi responsável pela execução dos exames e liberação dos laudos dos setores de Hematologia,Uroanálise, Coagulação, Bioquímica, Líquidos Corporais e Microbiologia no Laboratório do Hospital Nossa Senhora das Graças/Canoas-RS. Responsável pelo setor de Imuno/Hormônios no Laboratório Multilab/MS. Coordenadora do Curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas (CTCM)/MS. Docente da Unigran Capital nos cursos de Estética Biomedicina

 
Gregory Joel Segovia Ortiz, Unigran Capital
Biomedicina
ANA LUCIA ALVES DE ARRUDA, UNIGRAN CAPITAL
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente é docente dos cursos de graduação e especialização da Faculdade Unigran Capital.Tem experiência na área de Química de produtos Naturais e Ensaios Biológicos envolvendo microrganismos, especialmente, atividade Anti-Helicobacter pylori e anti- Trypanossoma cruzi .Também é tutora e orientadora do curso de Pós Graduação em Farmacologia (EAD - UCDB - Portal Educação) Análises Clínicas (UNIEMS), Pós em Personal Trainning (área de Farmacologia). Professora de Pós Graduação Lato Sensu em Treinamento Funcional e Qualidade de Vida. Professora de Pós Graduação Lato Sensu em Tomografia e Ressonância Magnética. Especialista em Acupuntura pelo Centro de Estudo em Terapias Naturais de São Paulo (CETN / SP). C0-orientadora do Programa de Pós Graduação do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
ANA CARLA GOMES ROSA, UNIGRAN CAPITAL

Doutoranda e Mestre por meio do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, pela Universidade Federal de Mato Grosso do sul -(UFMS), Mestrado por meio da Universidad Autônoma de Assunción-UAA, autora do livro Síndrome de Down-qual a relação de zinco e alumínio no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes? (2015), ,graduada em Pedagogia (1996), graduanda em Biomedicina ,pós graduada em educação especial inclusiva-(2001)-UNIDERP ;pós graduada em educação a distancia e tutoria -(2011)-SENAC ,pós graduação em gestão escolar -UFMS (2012) e pós graduada em gestão em saúde-(2016)- UFMS .Atuou na coordenadoria Estadual de educação Inclusiva no ano de 2015,foi coordenadora de tutore a distancia por meio do curso de especialização em educação especial - Atendimento Educacional Especializado -UFMS , técnica pedagógica Municipal na área da educação especial bem como , técnica pedagógica do Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual-CAPDV/MS .Possui experiência em docência do ensino superior por meio da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal-UNIDERP/Anhanguera; FACSUL/MS bem como educação infantil , ensino fundamental e médio e educação á distância.

 

Referências

MAHDIAN, Fourough et al . Composición química y actividades antimicrobianas y antioxidantes del aceite esencial de Echinophora platyloba. Infect., Bogotá , v. 21, n. 3, p. 176-181, Sept. 2017 . Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-93922017000300176&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.22354/in.v21i3.675.

LOPES, Letícia Pimenta et al . STAPHYLOCOCCUS AUREUS IN NURSING PROFESSIONALS AND THE MICROORGANISM’S SUSCEPTIBILITY PROFILE TO ANTIMICROBIALS. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 2, e00400016, 2017 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000200322&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Oct. 2017. Epub July 03, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017000400016.

PALERMO, Alexandre Cesar; MIRANDA, Heloisa Sinatora. Efeito do fogo na produção de frutos de Qualea parviflora Mart. (Vochysiaceae) em cerrado sensu stricto. Rev. Árvore, Viçosa , v. 36, n. 4, p. 685-693, Aug. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622012000400010&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622012000400010.

Publicado
2018-09-10
Como Citar
DE FREITAS SILVA, B. K.; SEGOVIA ORTIZ, G. J.; DE ARRUDA, A. L. A.; ROSA, A. C. G. Atividade anti-estafilocócica das cascas de Qualea multiflora Mart. (Vochysiaceae). Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 1, 10 set. 2018.