Potencial antioxidante dos extratos hexânicos e metanólicos obtidos da flor de Jacaranda cuspidifolia Mart. (BIGNONIACEAE)

  • Bruna Kuhn de Freitas Silva Unigran Capital
  • Gregory Joel Segovia Ortiz UNIGRAN CAPITAL
  • ANA LUCIA ALVES DE ARRUDA UNIGRAN CAPITAL
  • BIANCA COSTA DE OLIVEIRA UNIGRAN CAPITAL

Resumo

INTRODUÇÃO A descoberta de radicais livres envolvidos em determinadas doenças têm sido motivo de grande preocupação pelos profissionais da área da saúde e vem provocando uma revolução na Medicina. A geração de espécies reativas de oxigênio (EROS) é um processo normal na vida dos organismos vivos, mas elas são capazes de lesar componentes celulares, contribuindo assim, para o desenvolvimento de várias doenças, como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. Vitaminas E, A e C presentes em vegetais alimentares, além de flavonóides e OBJETIVO: Avaliar a atividade antioxidante, pelo Método do DPPH, dos extratos hexânicos e metanólicos das flores de Jacaranda cuspidifolia Mart., uma espécie pertencente à família Bignoniaceae, popularmente conhecida como caroba, jacarandá e bolacheira, usada na medicina popular como anti-inflamatória, antisifilítica e antigonorreica.  MÉTODOS: Soluções  metanólicas nas concentrações de 5, 10, 25, 50, 125 e 250 mg/mL foram preparadas utilizando-se os extratos hexânicos e metanólicos das flores de Jacaranda cuspidifolia Mart. Para a realização do ensaio foi utilizada uma solução 0,3mM em etanol de DPPH (2,2 difenil-1picril-hidrazila). O padrão positivo usado foi a rutina. As leituras foram feitas em espectrofotômetro no comprimento de onde de 517 ηm, após 30 minutos de incubação. As médias das porcentagens de atividade antioxidante das amostras, em cada uma das concentrações testadas, foram calculadas e a concentração eficaz mínima (CE50) foi obtida por regressão linear. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A concentração eficaz (CE50) dos extratos metanólicos das flores de Jacaranda cuspidifolia Mart. capaz de diminuir a concentração inicial do DPPH em 50% foi de 37,5mg/mL e do padrão rutina  foi de 9,04mg/mL.Os extratos hexânicos não apresentaram atividade antioxidante. CONCLUSÃO: Apenas os extratos metanólicos das flores de Jacaranda cuspidifolia Mart. Mostraram-se ativos frente ao DPPH. Estes resultados reforçam a importância dos produtos naturais como fonte de descoberta de novos fármacos no combate aos radicais livres. Palavras-Chave: Jacaranda cuspidifolia Mart - caroba – atividade antioxidante.

Biografia do Autor

Bruna Kuhn de Freitas Silva, Unigran Capital

Biomédica graduada pelo Centro Universitário Metodista IPA com habilitação em Patologia Clínica (Análises Clínicas) e Análises Bromatológicas (CRBm-1 nº 15573). Pós-graduada pelo curso de Especialização em Toxicologia Forense pela Universidade Feevale. Experiência como auxiliar de laboratório dando apoio necessário para as filiais, atendimento e encaminhamento de pacientes, envio e manipulação de material biológico para outras cidades do Estado e do país. Auxiliar no fornecimento e subsídios técnicos para defesa do Estado em relação a processos movidos contra o mesmo principalmente os relacionados ao fornecimento de medicação. Auxílio na preparação e execução de exames laboratoriais, fracionamento de material biológico para envio aos laboratórios de apoio (Álvaro, Hermes Pardini, Simbios, entre outros). Controle de Qualidade em âmbito laboratorial, supervisão e elaboração de protocolos de procedimentos operacionais padrão (POP´s) para todas as áreas do laboratório, check list, fluxogramas e demais ferramentas para controle de qualidade interno e externo . Centrifugação de material biológico, preenchimento de laudos atuando também no controle de qualidade em laboratório de análises clínicas. Experiência na área de análises bromatológicas, auxiliando nas análises do Estudo da influência de diferentes métodos de conservação no processo de concentração de antocianinas do mirtilo Subprojeto: Extração de antocianinas do bagaço de mirtilo (tese de doutorado). Controle de Qualidade em Alimentos. Avaliação de distúrbios do sono, respiratórios, neurológicos e cardíacos. Trabalhou nos setores de Imunologia e Hematologia do Laboratório Geyer atuando como responsável dos setores, controle de qualidade, auditação interna de todos os setores laboratoriais, elaboração de POP´s, atendimento aos fornecedores, supervisão de estagiários e coletadoras. Possui experiência em coleta de materiais biológicos. Exerceu a função de responsável técnica no laboratório Senhor dos Passos -unidade BIG/Alvorada, realizando coletas e análises dos setores de microbiologia, parasitologia e Urianálise. Foi responsável pela execução dos exames e liberação dos laudos dos setores de Hematologia,Uroanálise, Coagulação, Bioquímica, Líquidos Corporais e Microbiologia no Laboratório do Hospital Nossa Senhora das Graças/Canoas-RS. Responsável pelo setor de Imuno/Hormônios no Laboratório Multilab/MS. Coordenadora do Curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas (CTCM)/MS. Docente da Unigran Capital nos cursos de Estética Biomedicina

 
Gregory Joel Segovia Ortiz, UNIGRAN CAPITAL
BIOMEDICINA
ANA LUCIA ALVES DE ARRUDA, UNIGRAN CAPITAL

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente é docente dos cursos de graduação e especialização da Faculdade Unigran Capital.Tem experiência na área de Química de produtos Naturais e Ensaios Biológicos envolvendo microrganismos, especialmente, atividade Anti-Helicobacter pylori e anti- Trypanossoma cruzi .Também é tutora e orientadora do curso de Pós Graduação em Farmacologia (EAD - UCDB - Portal Educação) Análises Clínicas (UNIEMS), Pós em Personal Trainning (área de Farmacologia). Professora de Pós Graduação Lato Sensu em Treinamento Funcional e Qualidade de Vida. Professora de Pós Graduação Lato Sensu em Tomografia e Ressonância Magnética. Especialista em Acupuntura pelo Centro de Estudo em Terapias Naturais de São Paulo (CETN / SP). C0-orientadora do Programa de Pós Graduação do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 
BIANCA COSTA DE OLIVEIRA, UNIGRAN CAPITAL
BIOMEDICINA

Referências

SCALON, Silvana de Paula Quintão et al . Armazenamento e tratamento pré-germinativos em sementes de jacarandá (Jacaranda cuspidifolia Mart.). Rev. Árvore, Viçosa , v. 30, n. 2, p. 179-185, Apr. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000200004&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622006000200004.

PEREIRA, A.C.S. et al . Atividade biológica do extrato hidroalcoólico de Bauhinia forficata Link sobre Herpetomonas samuelpessoai (Galvão.) Roitman. Rev. bras. plantas med., Botucatu , v. 16, n. 3, p. 585-592, Sept. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722014000300016&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/13_093.

Electronic Document Format(APA).

AHMED, S.J. et al. Study of comparison of antimicrobial potencies of Bauhinia Variegata leave extracts with antibiotics against selected bacteria. Journal of Pharmacy and Biological Sciences, v. 4, n. 3, p. 44-46, 2012.

Publicado
2018-09-10
Como Citar
DE FREITAS SILVA, B. K.; SEGOVIA ORTIZ, G. J.; DE ARRUDA, A. L. A.; DE OLIVEIRA, B. C. Potencial antioxidante dos extratos hexânicos e metanólicos obtidos da flor de Jacaranda cuspidifolia Mart. (BIGNONIACEAE). Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 1, 10 set. 2018.