Análise dos efeitos antitumorais de compostos complexados com prata contendo o grupo farmacofórico 1,4-dioxo-butenil em células de adenocarcinoma mamário murino 4T1.

  • Bruno Ivo Pelizaro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Apesar dos recentes avanços na terapia oncológica, há um crescimento progressivo na morbimortalidade da doença o que caracteriza como um grave problema de saúde pública. Frente a esse contexto, alguns compostos químicos inéditos, como os complexos metálicos de prata contendo o grupo farmacofórico 1,4-dioxo-butenil foram sintetizados com o propósito de serem utilizados como adjuvantes na terapia anticâncer.  O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a atividade citotóxica de um complexo de prata baseado em ligantes contendo o grupo farmacofórico 1,4-dioxo-butenil por meio de ensaios in vitro. A atividade antiproliferativa in vitro, foi avaliada por meio do ensaio do MTT (3-(4,5-Dimethylthiazol-2-yl) -2,5-diphenyltetrazolium bromide) em linhagem de adenocarcinoma mamário murino 4T1. Foram semeadas 2 x 104 células 4T1 e mantidas em estabilização por 24h. Essas células receberam tratamento com Cisplatina (0,1mg/mL) e com os complexos de prata, nas concentrações de 3,125, 6,25, 12,5, 25, 50, 100, 250, 500 e 1000µg/mL, pelo tempo de 24, 48 e 72 horas. Além do ensaio de viabilidade celular, foram realizados ensaios de integridade de membrana celular e ciclo celular por citometria de fluxo. Os resultados obtidos pelo ensaio de MTT demonstraram que o composto RAg1 apresentou potente atividade citotóxica entre nas doses de 12,5 a 1000µg/mL (IC50 = 8µg/mL). Já a IC50 do quimioterápico cisplatina foi de 41µg/mL o que sugere que o composto em teste é mais eficiente do que o medicamento comercial. A integridade da membrana celular avaliada não foi alterada, mas o composto induziu parada de ciclo celular em G2/M. A partir dos resultados apresentados, pode-se inferir que o composto metálico de prata apresentou significativa atividade citotóxica para as células testadas, representando uma boa estratégia para o desenvolvimento de novas terapias anticâncer, após a realização de outros testes pré-clínicos.

Palavras-chave: Complexos de prata; Citotoxicidade; Células 4T1; Ciclo celular.

Biografia do Autor

Bruno Ivo Pelizaro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Genética toxicológica, cultivo celular e células-tronco
Publicado
2018-09-11
Como Citar
PELIZARO, B. I. Análise dos efeitos antitumorais de compostos complexados com prata contendo o grupo farmacofórico 1,4-dioxo-butenil em células de adenocarcinoma mamário murino 4T1. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 1, 11 set. 2018.