Artigo Original:
Práticas com cromossomos auxiliam na compreensão dos processos de mitose e meiose. PECIBES, 24-29, 2017.

Autores

  • Neuza Ortega
  • Ailton Souza de Oliveira
  • Willian Ayala Correa
  • Silvia Cordeiro das Neves Editoração, Programa de Mestrado em Farmácia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande - MS, Brasil
  • Rodrigo Juliano Oliveira

Resumo

Conteúdos de Ciências Biológicas, e em especial os tópicos de mitose e meiose, são de difícil compreensão e por isso requerem novas metodologias para melhorar o processo de ensinoaprendizagem. Assim, a presente pesquisa avaliou a influência de uma prática como componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que os modelos didáticos são eficientes na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e aproveitamento dos alunos nas avaliações. A pesquisa ainda demonstrou que a abordagem lúdica desperta o interesse dos alunos e pode ser um facilitador do processo. Diante do exposto pode-se observar que a prática como componente curricular promoveu avanços quanto à compreensão do conteúdo e possivelmente gerou aprendizagem significativa. Infere-se também maior interesse e interação na sala de aula quando da utilização dessa metodologia o que também favoreceu o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ORTEGA, Neuza; OLIVEIRA, Ailton Souza de; CORREA, Willian Ayala; NEVES, Silvia Cordeiro das; OLIVEIRA, Rodrigo Juliano. Artigo Original: Práticas com cromossomos auxiliam na compreensão dos processos de mitose e meiose. PECIBES, 24-29, 2017. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/5259. Acesso em: 18 fev. 2026.