Artigo Original: <br>Práticas com cromossomos auxiliam na compreensão dos processos de mitose e meiose. PECIBES, 24-29, 2017.

  • Neuza Ortega
  • Ailton Souza de Oliveira
  • Willian Ayala Correa
  • Silvia Cordeiro das Neves Editoração, Programa de Mestrado em Farmácia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande - MS, Brasil
  • Rodrigo Juliano Oliveira

Resumo

Conteúdos de Ciências Biológicas, e em especial os tópicos de mitose e meiose, são de difícil compreensão e por isso requerem novas metodologias para melhorar o processo de ensinoaprendizagem. Assim, a presente pesquisa avaliou a influência de uma prática como componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que os modelos didáticos são eficientes na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e aproveitamento dos alunos nas avaliações. A pesquisa ainda demonstrou que a abordagem lúdica desperta o interesse dos alunos e pode ser um facilitador do processo. Diante do exposto pode-se observar que a prática como componente curricular promoveu avanços quanto à compreensão do conteúdo e possivelmente gerou aprendizagem significativa. Infere-se também maior interesse e interação na sala de aula quando da utilização dessa metodologia o que também favoreceu o processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2017-09-29
Seção
Artigos Originais