Artigo Original: <br>Práticas com cromossomos auxiliam na compreensão dos processos de mitose e meiose. PECIBES, 24-29, 2017.
Resumo
Conteúdos de Ciências Biológicas, e em especial os tópicos de mitose e meiose, são de difícil compreensão e por isso requerem novas metodologias para melhorar o processo de ensinoaprendizagem. Assim, a presente pesquisa avaliou a influência de uma prática como componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que os modelos didáticos são eficientes na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e aproveitamento dos alunos nas avaliações. A pesquisa ainda demonstrou que a abordagem lúdica desperta o interesse dos alunos e pode ser um facilitador do processo. Diante do exposto pode-se observar que a prática como componente curricular promoveu avanços quanto à compreensão do conteúdo e possivelmente gerou aprendizagem significativa. Infere-se também maior interesse e interação na sala de aula quando da utilização dessa metodologia o que também favoreceu o processo de ensino e aprendizagem.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.