Artigo Original:
Modelos cromossômicos auxiliam o estudo da mitose e da meiose. PECIBES, 77-83, 2017.

Autores

  • Maria Aprecida Elias de Souza
  • Igor Leal-Brito
  • Silvia Cordeiro das Neves Editoração, Programa de Mestrado em Farmácia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande - MS, Brasil
  • Rodrigo Juliano Oliveira

Resumo

Conceitos biológicos, dentre eles o de mitose e meiose, são abstratos e por isso dificilmente compreendido pela maioria dos alunos. Diante do exposto a presente pesquisa teve por objetivo avaliar o uso de modelos cromossômicos no processo de ensino e aprendizagem dos temas mitose e meiose. A ações foram desenvolvidas na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, Água Clara – MS com o primeiro 1o do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que o uso de modelos didáticos e de uma sequência pedagógica adequadas podem fortalecer o interesse dos alunos por um tema. Além disso, o trabalho em grupo demonstrou-se eficaz para motivar os alunos. A aula teórico-prática foi eficiente em auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e como forma de mensurar essa questão observou-se aumentou de 1,81x na média geral da classe. Frente ao exposto considera-se que a sequência didática utilizada auxiliou na aquisição de conhecimentos biológicos relativos aos processos de mitose e meiose. Pode-se ainda averiguar maior interação e interesse dos alunos com o tema e esses fatos podem ser considerados os desencadeadores do processo de melhorias da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ELIAS DE SOUZA, Maria Aprecida; LEAL-BRITO, Igor; NEVES, Silvia Cordeiro das; OLIVEIRA, Rodrigo Juliano. Artigo Original: Modelos cromossômicos auxiliam o estudo da mitose e da meiose. PECIBES, 77-83, 2017. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/5266. Acesso em: 18 fev. 2026.