Pequenos momentos e grandes memórias na humanização da assistência: um relato de experiência

  • Larissa Eufrasio Eufrasio da Silva 1Acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. larissaeufrasio0207@gmail.com 2Enfermeiras do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. 3Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste. Professora da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Jhenifer Amanda Ciriaco Canhete
  • Alexandra de Sousa Castro Harada
  • Joseane Ferreira de Sousa Saconi
  • Andréia Insabralde

Resumo

Introdução: A humanização da assistência à saúde no ambiente hospitalar propicia ao paciente e familiares aproximação e conforto mediante a internação. A internação modifica todo contexto sociocultural do indivíduo que é afastado das suas atividades de vida diária e muitas vezes restritos ao contato com os entes queridos em um local diferente, com pessoas desconhecidas e procedimentos diversos. Estes são fatos marcantes e estressores na vida dos pacientes e familiares e que devem ser tratados como tal por profissionais da área da saúde, visto que o tratamento humanizado além de ser o fazer ético e moral, deve ser implementado como política de saúde nas instituições. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho é relatar uma ação voltada para a humanização da assistência, realizado em um hospital de ensino. Descrição da experiência: Durante o estágio curricular obrigatório da graduação em Enfermagem em um hospital de ensino no município de Campo Grande Mato Grosso do Sul. Foi realizada assistência de Enfermagem a um paciente de longa permanência em setor de internação, com sérias complicações do quadro clínico, durante a realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem foi observado que a data de aniversário do paciente estava próxima. Para subsidiar este momento especial, foi organizada uma comemoração de aniversário com envolvimento de toda a equipe multiprofissional, com bolo de aniversário confeccionado mediante as restrições de dieta, enfermaria decorada e a participação dos familiares. Foram momentos intensos de muita emoção para o paciente, familiares e profissionais, ao vivenciar um pequeno gesto como um grande evento de vida. Discussão: Aniversariar é vida, e deve ser uma celebração em qualquer circunstância, inclusive durante um processo de internação hospitalar. O celebrar a vida traz uma contribuição terapêutica, por minimizar os sentimentos de angústia, isolamento, fragilidade física e emocional decorrentes da hospitalização e potencializa o trabalho da equipe de saúde como grupo operativo. Os profissionais de saúde devem olhar o paciente e familiares/cuidadores muito além do quadro clínico, mas como seres humanos, que devem ter os cuidados centrados em suas necessidades singulares para subsidiar o tratamento de qualidade.

Palavras-chave: Hospitalização; Humanização da Assistência; Enfermagem

Como Citar
EUFRASIO DA SILVA, L. E.; CIRIACO CANHETE, J. A.; CASTRO HARADA, A. DE S.; DE SOUSA SACONI, J. F.; INSABRALDE, A. Pequenos momentos e grandes memórias na humanização da assistência: um relato de experiência. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.