Atuação da Residência Multiprofissional Materno-Infantil no Centro Obstétrico

  • Ana Carolini Ferreira de Castro 1Fisioterapeuta, Residência Multiprofissional em Materno-Infantil HU/UFGD. Email: anacarolinicastro@gmail.com 2 Nutricionista, Residência Multiprofissional em Materno-Infantil HU/UFGD. 3 Psicóloga, Residência Multiprofissional em Materno-Infantil HU/UFGD. 4 Enfermeira, Residência Multiprofissional em Materno-Infantil HU/UFGD. 5 Enfermeira, Residência Multiprofissional em Materno-Infantil HU/UFGD.
  • Sarah de Souza Araújo
  • Raissa Taiane Alencar Gomes
  • Veruska Sandim Vilela
  • Ana Carla Tamisari Pereira

Resumo

Introdução: O período gestacional, parto e puerpério são acontecimentos importantes para as mulheres, os quais envolvem cuidados diferenciados, já que os diversos processos (fisiológicos, emocionais, interpessoais, sociais e culturais) podem influenciar o bem-estar da gestante e consequentemente do bebê. O processo de hospitalização no parto pode gerar várias mudanças na rotina da parturiente e familiares, o que provoca insegurança e medo. Nessa perspectiva, o cuidado integral no período gravídico-puerperal contribui na qualidade da assistência à mulher e ao recém-nascido. Descrição da Experiência: Esse estudo trata-se de um relato de experiência, da atuação dos profissionais da Residência Multiprofissional com ênfase Materno-Infantil no Centro Obstétrico (CO) no Hospital Universitário da Grande Dourados (HU/UFGD). A equipe de residentes é composta por Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicólogo. O CO do HU/UFGD consta diversos profissionais de diferentes áreas de atuação (enfermagem, fisioterapeutas e médicos). No CO são realizados diversos partos por dia (cesárea e normal), e atende gestantes da cidade de Dourados e cidades circunvizinhas, sendo considerado hospital de referência. Discussão: O papel dos residentes dentro do CO foi atuar no cuidado, estabelecimento de vínculo entre profissional e paciente, permitindo que a mulher fosse o centro das ações na assistência, participando ativamente das decisões do seu parto. À gestante foi ofertado o direito e o poder de decisão em relação aos cuidados referentes à fisioterapia (exercícios que contribuem na redução do tempo do trabalho de parto e garantem conforto, técnicas não farmacológicas para o alívio da dor, incentivo e auxílio a amamentação), enfermagem (assistenciais, acolhimento, escuta qualificada e tomada de decisão em conjunto com a mulher e a equipe), nutricionais (alimentação respeitando a tolerância e individualidade no período gravídico-puerperal, e orientações alimentares), e psicológicos (medos, ansiedades, traumas, fantasias relacionados a gravidez, parto e puerpério atual e/ou  situações vivenciadas anteriormente). Com isso, observa-se a importância da atuação multiprofissional dentro do CO no cuidado integral, dentro do aspecto biopsicossocial, a parturiente e a puérpera.

Palavras-chave: Gestação; Residência não médica; Centro Obstétrico.

Como Citar
DE CASTRO, A. C. F.; ARAÚJO, S. DE S.; ALENCAR GOMES, R. T.; VILELA, V. S.; PEREIRA, A. C. T. Atuação da Residência Multiprofissional Materno-Infantil no Centro Obstétrico. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.