Comparação da cronometragem manual e automática do teste Four Meter em indivíduos saudáveis

  • Suellen Ferreira Guimarães 1 Graduando do curso de fisioterapia da universidade UNIDERP 2 Docente do curso de fisioterapia da universidade UNOPAR 3 Docente do curso de fisioterapia da universidade UNIDERP
  • Fábio Corrêa Gottardi
  • Gleycy K. G. de Almeida
  • Cristina M. dos Santos
  • Fernanda B.A. dos Santos
  • Amanda de Paula Pereira
  • Karina Couto Furlaneto
  • Ana Carolina dos Santos Demarchi
  • Daniel Martins Pereira

Resumo

Introdução: O teste Four Meter Gait Speed (4 MGS) tem se mostrado atrativo para a avaliação da velocidade da marcha em indivíduos saudáveis, tanto em pesquisas, quanto na prática clínica, por se tratar de um teste simples, rápido e que requer pouco espaço para sua execução. Objetivo: Verificar os valores do cronômetro manual e valores cronometrados automaticamente, obtidos através de imagem vídeo, e compará-los. Método: Estudo tipo série de casos, aprovado em comitê de ética sob número de parecer 2.702.745. A pesquisa foi realizada no laboratório de recursos terapêuticos manuais (RTM), no mês de 07/2018, com 7 participantes, sendo eles 4 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com idade média de 23,4±2,0 anos. Materiais utilizados: cronômetro, fita métrica, demarcação de 4 metros no chão, oxímetro de pulso, escala de Borg modificada, ficha de avaliação, câmera Canon E05 Rebel, e software Sony Vegas Pro. Um cronômetro foi utilizado para mensurar o tempo total de cada teste. Descrição do teste: o cronômetro iniciará a contagem do tempo quando o participante começar a se mover, e irá terminar quando o primeiro pé do participante cruzar completamente a linha de 4 metros. Caso o participante pise em cima da linha, o cronômetro só deverá parar quando o outro pé cruzar completamente a marcação no próximo passo, o teste teve variação em duas velocidades: usual (velocidade de caminhada cotidiana) e máxima (velocidade de caminhada máxima possível, sem correr). Resultados: O resultado do teste 4 MGS usual com cronometragem automática foi, em média, 2,82±0,24 segundos. No teste com cronometragem manual foi de 3,21±0,32 segundos. a correlação intraclasse apresentou qualidade de replicabilidade ruim, com CCI: 0,2958 (IC 95% - 0,6787 a 0,8930) e valor de p=0,2389. O resultado do teste 4 MGS máximo com cronometragem automática foi, em média, 2,13±0,08 segundos e do teste com cronometragem manual foi de 2,61±0,29 segundos. A correlação intraclasse apresentou qualidade de replicabilidade ruim, com CCI: 0,0 (IC 95% - 0,8116 a 0,8116) e valor de p=0,08902. Conclusão: Conclui-se que, ambas obtiveram qualidade de replicabilidade ruim. Sendo assim, os valores cronometrados manualmente não são fidedignos para o teste 4 MGS usual e máximo para a amostra estudada.

Palavras-chave: Funcionalidade; Cinética; Processamento de imagem assistida por computador.
Como Citar
GUIMARÃES, S. F.; GOTTARDI, F. C.; ALMEIDA, G. K. G. DE; DOS SANTOS, C. M.; DOS SANTOS, F. B.; PEREIRA, A. DE P.; FURLANETO, K. C.; DEMARCHI, A. C. DOS S.; PEREIRA, D. M. Comparação da cronometragem manual e automática do teste Four Meter em indivíduos saudáveis. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.