Monitoramento dos fatores de riscos associados a trombocitopenia induzida pelo uso de linezolida

  • Letícia Souza Lima 1Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 2Programa Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitária (DIP), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 3Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Eliana da Costa Alvarenga Brito
  • Renata Trentin Perdomo
  • Simone Schneider Weber

Resumo

Introdução: A linezolida (LNZ) é um antimicrobiano da classe das oxazolidinonas, exibindo amplo espectro de atividade contra bactérias Gram-positivas, incluindo Staphylococcus aureus resistente à meticilina e Enterococcus resistente à vancomicina. Objetivo: Investigar a incidência de trombocitopenia induzida à LNZ em indivíduos adultos hospitalizados. Método: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, realizado em um hospital universitário, entre março de 2015 a março de 2017, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o n° do parecer 2407923. Foram incluídos dados de pacientes hospitalizados maiores de 18 anos tratados com dose diária de LNZ 1.200mg IV, durante 10 dias (D1 até D10). Dados oriundos de HIV-positivos e óbitos foram excluídos. A trombocitopenia foi definida como uma diminuição na contagem de plaquetas de ≅ 25% do nível basal ao início da terapia, e contagem final <100x103/mm3. O grau de gravidade da trombocitopenia foi avaliado utilizando a contagem de plaquetas observada no D10, de acordo com os seguintes critérios: grau 1 (100-75x103/mm3), grau 2 (74-50x103/mm3), grau 3 (49-25x103/mm3) e grau 4 (<25x103/mm3). Resultados: Os dados de 66 pacientes (37 homens e 29 mulheres), com idade média de 62 anos (± 18,17) foram analisados. Vinte e seis pacientes (39%) receberam monoterapia com LNZ e 40 (61%) foram tratados em terapia combinada com outros antimicrobianos. Foi detectada trombocitopenia em 12 pacientes (18,2%), três tratados em monoterapia e nove em terapia combinada. Mais da metade dos pacientes tratados em monoterapia exibiram critérios de trombocitopenia categorizados como grau de gravidade 3 ou 4. Enquanto que, a maioria dos tratados com terapia combinada demonstraram menor gravidade da trombocitopenia (grau 1 ou 2). Com base no teste de regressão logística, foram identificados como fatores de risco para trombocitopenia associada à LNZ: contagem basal de plaquetas ≤ 200x103/mm3 e creatinina sérica basal >1,5 mg/dL. Conclusões: Os resultados sugerem que, pacientes adultos hospitalizados tratados com LNZ em monoterapia têm maiores chances de evoluir com trombocitopenia severa. Além disso, existe a necessidade de avaliar a contagem de plaquetas e creatinina sérica antes do início da terapia.

 Palavras-chave: plaquetas; fatores de risco; reação adversa.

 

Como Citar
SOUZA LIMA, L.; ALVARENGA BRITO, E. DA C.; PERDOMO, R. T.; WEBER, S. S. Monitoramento dos fatores de riscos associados a trombocitopenia induzida pelo uso de linezolida. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.